Que Hugo Motta virou o saco de pancada preferido do PT, da militância petista e até do Palácio do Planalto, após a crise do IOF, todo mundo sabe. Mas tem uma conta que apenas aliados presidente da Câmara dos Deputados compreenderam e estão fazendo.
Se Motta fosse um deputado de Santa Catarina, estaria agora provavelmente muito feliz em ser o inimigo número um de Lula e do PT. Isso seria um ativo político importante para ele.
Mas o presidente da Câmara dos Deputados é um paraibano, um cara do nordeste, o que convém muito ao PT porque o nordeste é majoritariamente lulista. Por isso, o governo consegue, nessa campanha que está fazendo, atingir fortemente não só o Congresso como um todo, mas especificamente Hugo Motta.
E qual é o prejuízo para o presidente da Câmara? Hugo Motta é de um estado em que 65% do eleitorado aprova e defende o presidente Lula. Isso o coloca uma posição de muita vulnerabilidade no estado porque ele tem pretensões políticas.
Uma das ambições de Motta, por exemplo, é fazer o pai, prefeito da cidade de Patos, candidato ao Senado no ano que vem. É óbvio que ele quer uma reeleição expressiva para tentar também a reeleição na presidência da Câmara dos Deputados.
Aliás, apontam aliados, quem sabe, se “cacifar” como candidato ao governo da Paraíba — se não agora, lá na frente. Só que todo esse transtorno causado pela crise do IOF fulmina o eleitorado dele na Paraíba justamente por colocá-lo contra Lula.
O eleitorado petista muito fiel do Nordeste — mas mais especificamente da Paraíba, que é muito lulista — tem ficado contrário ao presidente da Câmara em sua base. Multiplicaram-se, e já são incontáveis os posts que os paraibanos tem uma coisa a fazer na próxima eleição: derrotar Hugo Motta.
Frases como “a Paraíba não vai esquecer a sua traição”, “você é página virada na Paraíba” e “não se elege mais” são só alguns dos exemplos.
O contra-ataque aberto do governo contra o congresso — colocando o parlamento como “inimigo do povo” e “congresso da mamata”. Hugo Motta pode não se importar, mas ele tem um grande problema na Paraíba.







