O perigoso efeito imediato após a aprovação de Flávio Dino ao STF
O mais político dos políticos a chegar na mais alta corte do país será alvo constante da direita...
A aprovação do nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal deve servir de combustível para os novos capítulos da polarização brasileira, dividida nos últimos anos entre o petismo e o bolsonarismo.
Filiado ao Partido Comunista do Brasil por 15 anos e ao Partido dos Trabalhadores por sete, o ministro da Justiça faz parte dos quadros do Partido Socialista Brasileiro desde 2021.
Os três partidos de esquerda sempre foram protagonistas seja em eleições municipais, estaduais ou federais, marcando a trajetória política de Flávio Dino que, após algumas tentativas frustradas, desbancou o MDB no estado do eterno “coronel” José Sarney.
Único ex-governador aprovado para ocupar uma cadeira na mais alta corte do país, Dino é – por assim dizer, leitor – o mais político dos políticos que vestiram a toga mais pesada e cobiçada da República.
Aliás, desde Nelson Jobim, que foi apenas deputado – e não governador e senador como Flávio Dino -, não se via um político tirando uma roupa tão marcada pela ideologia para vestir a imponente toga do STF.
Ocorre que o político maranhense faz isso após o ano em que houve uma tentativa de golpe da extrema-direita, com a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes.
É natural que o ministro da Justiça, chefe do diretor da Polícia Federal, tivesse uma atuação de destaque na condução das investigações sobre os golpistas que atentaram contra o Estado Direito.
Assim como é natural, até por isso, que a oposição o veja com inúmeras reservas no que tange à sua chegada ao STF, justamente quando a mesma extrema-direita busca diminuir os poderes dos magistrados da corte.
Todo esse caldeirão, com temperos das mais diversas linhas ideológicas brasileiras, fazem da chegada de Flávio Dino ao STF uma incógnita.
A oposição mais radical já fala, nos bastidores, em olhar com lupa todas as decisões de Flávio Dino em busca de um pretexto para o primeiro impeachment de um ministro do Supremo.
Não serão poucos os desafios do recém-chegado ministro do STF. Mas, em se tratando de obstáculos intransponíveis, Flávio Dino é um especialista. É marcado por isso, seja em sua atuação profissional como na pessoal.