Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O novo sinal de mudança de Gilmar Mendes com Lula

Ministro levará ao STF, nesta quarta-feira, proposta de modulação para ação sobre reeleição em assembleias legislativas e câmaras municipais

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 dez 2022, 13h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • gilmar-mendes-Lula
    gilmar-mendes-Lula (Reprodução/Reprodução)

    Por muitos anos considerado opositor do PT dentro do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes foi um dos principais defensores da anulação da condenação de Lula. Agora, prestes a começar o governo, ele dá mostras de que pode se alinhar à nova administração. 

    Recentemente, o ministro jantou com Lula na casa do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. E também tem mantido interlocução constante com o possível ministro da Justiça de Lula, o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB-MA).

    Um novo capítulo dessa história deve ser escrito nesta quarta-feira, 7, no STF. A coluna teve acesso a uma decisão que Mendes deve apresentar ao plenário do tribunal. Trata-se de um caso em que o STF já decidiu que presidentes de assembleias legislativas não podem se reeleger. O julgamento foi em janeiro de 2021.

    A assembleia do Maranhão, no entanto, recorreu. Agora, ao analisar o recurso, o STF poderá fazer uma modulação da decisão. No voto que levará à sessão presencial de hoje, Mendes vai propor que todos os presidentes de assembleias legislativas e câmaras municipais eleitos até abril de 2021 ainda podem se reeleger e ficar no cargo.

    Continua após a publicidade

    A proposta do ministro vai na mesma direção do que querem o potencial futuro ministro da Justiça e seu apadrinhado Ney Bello, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ambos desejam, segundo interlocutores, ver Othelino Neto (PCdoB) reeleito na Assembleia Legislativa do Maranhão.

    A esposa de Neto, inclusive, é a suplente de Dino no Senado. Recentemente, Dino e Bello, com apoio de Gilmar, também trabalharam para adiar a sabatina dos indicados de Bolsonaro ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não obtiveram apoio. Os novos ministros foram aprovados pelo Senado e empossados pelo STJ nessa terça-feira, 6.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.