Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O grande erro do PT no abaixo-assinado contra Alckmin

O ex-governador traria vantagens à candidatura de Lula

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jan 2022, 13h00 - Publicado em 18 jan 2022, 12h51

A notícia do abaixo-assinado organizado pelo diretório do PT do bairro do Butantã (SP) contra uma possível chapa de Lula com Geraldo Alckmin na disputa presidencial é um erro de estratégia que o partido deveria consertar o quanto antes.

O documento já tem mais de mil assinaturas e deve ser divulgado em outros estados para conseguir mais apoiadores. No entanto, a parceria entre Lula e Alckmin poderia trazer vantagens importantes na disputa deste ano.

Embora o ex-presidente Lula apareça com enorme vantagem nas pesquisas de intenção de voto, vencendo inclusive em primeiro turno em alguns cenários, a presença de Alckmin como vice traz uma série de benefícios que deveriam ser considerados pelos petistas.

Alckmin é um nome que tranquiliza o mercado financeiro num momento em que a economia brasileira ainda patina tentando se recuperar dos impactos da pandemia e os erros do governo Bolsonaro.

Além disso, o ex-tucano traria a candidatura de Lula mais para o centro, aumentando as chances de conquistar votos de eleitores desiludidos com Jair Bolsonaro ou daqueles que simpatizam com Sérgio Moro, mas que não têm confiança na atuação política do ex-juiz.

Continua após a publicidade

Como esta coluna apontou no fim de dezembro, a saída de Alckmin do PSDB após 33 anos de filiação e a aproximação com Lula foram movimentos certeiros do ex-presidente e que representam um ativo político forte numa candidatura conjunta.

Do ponto de vista pragmático, Alckmin na chapa de Lula ajuda o Fernando Haddad a se eleger governador de São Paulo, se houver uma combinação com o PSB e o Márcio França.

Talvez esse seja um bom momento para os petistas refletirem sobre o lado positivo de uma parceria entre Lula e Alckmin.

As pesquisas de hoje apontam um caminho, mas tudo pode mudar até outubro. Na disputa eleitoral polarizada que teremos, vai ser fundamental garantir o máximo de aliados que for possível.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.