Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O estado onde Lula está tomando de goleada de Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jun 2022, 18h37 - Publicado em 1 jun 2022, 20h38

O ex-presidente Lula tem sido competente em montar palanques estaduais – vide o que conseguiu em Minas Gerais e em Pernambuco e a perspectiva do que pode conseguir em outros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas, no Rio Grande do Sul, a situação não anda fácil para o petista.

Lá, a relação dos candidatos do PT e do PSB, como ocorre em terreno paulista entre Fernando Haddad e Márcio França, é bem diferente, como mostrou a Folha nesta quarta-feira, 1º.

Lula, Geraldo Alckmin, Gleisi Hoffman e Carlos Siqueira, presidentes do PT e PSB, sentaram juntos nesta terça, 31, pela primeira vez justamente para definir o quadro nacional e ver como melhorar as relações estaduais dos dois partidos.

Segundo apurou a coluna, ficou acertado que será construído um acordo geral, na base do “PT cede aqui, e o PSB cede dali”. São Paulo será chave, mas existem outros desafios.

Continua após a publicidade

Os candidatos gaúchos Edgar Pretto (petista) e Beto Albuquerque (pessebista) não se entendem e a “data limite” para a definição de palanques, dia 15 de junho, daqui a duas semanas, está chegando.

Pretto, do PT, aparece quase 10 pontos atrás de Albuquerque, do PSB. Enquanto a esquerda se divide no Rio Grande do Sul, o bolsonarista Onyx Lorenzoni, ex-ministro do atual governo, lidera com 21%.

Para completar, quando o ex-governador Eduardo Leite, que ainda sonha em entrar na disputa presidencial, aparece na lista de candidatos ao governo do Estado, ele lidera. Ou seja, o PSDB, velho adversário do PT, ainda não está fora da disputa.

Segundo a Paraná Pesquisas, Jair Bolsonaro tem 40% das intenções de voto em solo gaúcho, e Lula, 34,2%. O petista foi nesta quarta, 1º, ao Rio Grande do Sul para tentar melhorar o quadro, hoje favorável ao atual presidente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.