Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

‘Ministro da Justiça de Lula’ mira a menina dos olhos de Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 dez 2022, 09h28

Mais cotado para assumir o ministério da Justiça de Lula, o senador eleito Flávio Dino sinalizou, em nova entrevista à Globonews, que o novo governo fará um revogaço dos decretos bolsonaristas pró-armas.

“Hoje, há mais civis com armas do que todas as polícias militares do país. Mas há um outro problema, os arsenais podem estar em mãos erradas. Ninguém tem o direito adquirido a andar armado. O estado autoriza ou não”, declarou o político.

“A visão que será proposta ao presidente da República é de uma adaptação gradual através do encurtamento dos prazos de registros. É preciso criar restrições aos clubes, e fiscalizar a avenida que se abriu que são os CACs [colecionadores]. Vamos sugerir que a atividade não seja encerrada, mas que sejam fechados os clubes de fachada, os de sócios fictícios”, completou.

Para o senador eleito que governou o Maranhão  nos últimos oito anos, o uso político das forças de segurança como PMs e as Três Forças – somado ao número de armas e munição agora espalhados pelo país – é o “novo entulho autoritário” do Brasil.

Continua após a publicidade

O raciocínio de Dino encontra o de Lula, que tem sinalizado contra o acesso às armas e a favor da distribuição de livros. A ideia do presidente eleito é a de revogar os decretos e portarias da gestão Bolsonaro nas primeiras semanas de janeiro e fevereiro.

Como essas medidas não têm status de lei, a anulação delas depende somente de decisão do Executivo, sem necessidade de aprovação no Congresso. Lula e Dino estão, assim, falando a mesma língua.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.