Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Como governo e oposição receberam a fala de José Múcio sobre Maduro

Ministro da Defesa não "passou pano" nos arroubos autoritários do líder do regime chavista...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 18h36 - Publicado em 12 dez 2023, 15h19

A declaração do ministro da Defesa, José Múcio, contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, repercutiu muito bem no governo e fora dele.

Políticos da situação e da oposição elogiaram a postura do chefe  imediato das Forças Armadas, que não se eximiu de cutucar o líder do regime chavista após mais uma de suas sandices.

“Nossa atribuição é a preservação do território nacional. Temos uma fronteira… eles só chegarão na Guiana, se passassem pelo território brasileiro, e nós não vamos permitir em hipótese nenhuma”, afirmou primeiramente José Múcio.

“Isso é uma manobra política dele [Maduro], se fosse perto das eleições eu não me preocuparia muito, mas não vai passar”, completou o ministro da Defesa.

Ao contrário de lideranças petistas que “passam pano” para o ditador venezuelano, José Múcio claramente não diminuiu a gravidade da investida contra a Guiana.

Continua após a publicidade

O Exército brasileiro reforçou a segurança da fronteira de Roraima por conta da disputa por Essequibo, área da Guiana rica em petróleo e que agora, depois de dois séculos de disputa, Maduro quer simplesmente anexá-la à Venezuela.

Em caso de uma escalada militar, a única forma de Maduro atravessar caminhões, tanques e blindados da Venezuela para a Guiana seria passando por Roraima, no Brasil. 

O posicionamento de José Múcio deixa claro, de antemão, de que forma o estado brasileiro se posicionará em um eventual chamamento de Maduro para Lula por conta da Guiana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.