Banco anuncia mais ação para incluir negros
Nubank pede desculpas de novo em seu blog e, na rede Linkedin, anuncia medidas para enfrentar “racismo estrutural”
Um dos fundadores do Nubank, David Vélez, publicou neste domingo, 25, no Linkedin, mais um pedido de desculpas em relação à posição da instituição sobre a questão racial. É que nesta semana, a co-fundadora do Nubank, Cristina Junqueira, disse, no programa Roda Viva, que não consegue recrutar executivos negros, e que não podia “nivelar por baixo”. Houve uma forte reação e ela também pediu desculpas.
A novidade deste domingo, 25, é que Vélez declarou, na rede social, que a “diversidade sempre foi um dos pilares [banco], mas falhamos ao não trabalhar ativamente para enfrentar o racismo estrutural”. Ele informou ainda que passaram os últimos dias em conversas internas e com “ativistas negros de fora do Nubank e com clientes”.
David Vélez garantiu que desenvolverão uma agenda que ajude a buscar “a diversidade e a inclusão racial no Brasil e na América Latina”. No seu blog, o banco reconheceu: “O Nubank Errou”. E afirmou que seu posicionamento agora é “desafiar de novo o status quo”.
O episódio mostra como mudou o patamar de preocupação do mundo corporativo com a questão racial. O banco admitiu, também no blog, que o erro foi achar que bastava ter os valores da diversidade e “as coisas iam se resolver sozinhas”.
Mais adiante, ainda na nota de explicação, afirmou que “a diversidade étnico-racial é um desafio muito maior e mais complexo do que imaginávamos”. Agora, o banco fez uma parceria com uma ONG de inclusão racial e defendeu que outros bancos e fintechs sigam o mesmo movimento.