
Os vídeos que mostram o advogado e influencer João Neto agredindo a companheira provocaram reação até mesmo da direção nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que não costuma se manifestar sobre casos concretos.
Em nota obtida pela coluna e que deve ser divulgada ainda nesta quarta-feira, 16, a entidade afirmou seu “repúdio à violência envolvendo o advogado João Neto e sua companheira, em Maceió”. O texto é assinado pelo presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, e pela presidente Comissão nacional da Mulher Advogada, Dione Almeida.
No âmbito local, a OAB de Alagoas afirmou ter adotado medidas para que seu Tribunal de Ética e Disciplina abra um processo –é esse procedimento que pode resultar até mesmo na expulsão do agressor da profissão de advogado. A OAB-AL disse ainda ter enviado ofício para a OAB-BA, onde o advogado tem sua inscrição profissional, para que sejam tomadas providências cautelares, que podem ter efeito mais imediato.
O caso de João Neto veio à tona quando vídeos de uma câmera de segurança revelaram a agressão dele à mulher, que cai e bate a cabeça. A vítima foi hospitalizada e João Neto teve a prisão convertida em preventiva. O influencer já afirmou, em um podcast, que há situações em que existe motivo para um homem agredir uma mulher. Em 2024, ele se envolveu em outro episódio de violência, ao ser filmado desferindo socos contra um colega durante uma audiência, também em Maceió. No mesmo ano, ele atuou na equipe de comunicação do então pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
Leia íntegra da nota da OAB Nacional:
“O Conselho Federal da OAB, junto à sua Comissão Nacional da Mulher Advogada, manifesta total repúdio à violência noticiada envolvendo o advogado João Neto e sua companheira em Maceió (AL). Toda e qualquer forma de agressão, especialmente contra as mulheres, é inaceitável.
A Ordem confia na condução da apuração dos fatos pela seccional da Bahia – onde o acusado é inscrito -, com o rigor e a seriedade que o caso exige, observando-se o devido processo legal.
Beto Simonetti
Presidente do Conselho Federal da OAB
Dione Almeida
Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB”