A grande oportunidade de Lula após críticas à Venezuela
Ou... o mundo aguarda o que o presidente brasileiro dirá sobre Maduro depois do primeiro desentendimento entre um governo PT e o país vizinho em décadas

O primeiro desentendimento público entre um governo Lula e o regime chavista de Nicolás Maduro em duas décadas colocou a bola nos pés do presidente brasileiro.
E na cara do gol.
Após a acertada nota do Itamaraty criticando fortemente o bloqueio de candidaturas da oposição para a eleição deste ano na Venezuela, o regime reagiu chamando o texto do ministério das Relações Exteriores de “cinzento e intervencionista”.
Mas não parou por aí.
O governo ditatorial de Maduro, que persegue de forma implacável os opositores, afirmou que a nota parece ter sido escrita pelos Estados Unidos, em um tom crítico ao “imperialismo”.
Pois bem.
A desavença inédita se analisarmos o período em que o Brasil esteve sob gestões petistas dá a oportunidade de Lula se desvencilhar da eterna contradição relacionada ao país vizinho.
Líderes esquerdistas como Gabriel Boric, do Chile, não caíram nessa armadilha de Lula, que defende a democracia ao redor do mundo, mas “relativiza” o horror do regime chavista por tê-lo como aliado político na América Latina.
Lula poderia rever sua estratégia política. A bola está na cara do gol. Mas ele pode novamente querer chutar para fora…