Brasileiros deportados foram tratados ‘como criminosos’, diz Túlio Gadelha
Em live de VEJA, deputado afirmou que não questiona 'a deportação em si, mas a forma' como a medida do governo Trump foi feita
O presidente da Comissão sobre Migrações e Refugiados do Congresso, o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quinta-feira, 30.
Na live, Túlio Gadêlha comentou a deportação de brasileiros em situação irregular nos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump. Os cidadãos do país chegaram ao Brasil com as mãos algemadas e os pés acorrentados. Eles também teriam sido submetidos a supostas agressões e condições precárias de comida e higiene.
Para o deputado, os brasileiros foram tratados “como criminosos” pelas autoridades americanas envolvidas no processo. Gadêlha frisou que não questiona “a deportação em si, mas a forma” como a medida foi conduzida. O político cobrou um tratamento com “dignidade” aos deportados. Na entrevista, Gadêlha também comentou sobre o grupo de trabalho firmado entre o governo brasileiro e o americano.
O parlamentar afirmou que vai acionar a embaixada americana e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para discutir a situação dos imigrantes deportados dos Estados Unidos.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal