Lula espera Alcolumbre antes de indicar Messias para o STF
Presidente do Senado passará o fim de semana em Brasília para um possível encontro com o petista
Apesar do nome de Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União, estar praticamente definido para a vaga deixada por Luis Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal, Lula ainda pretende fazer algum gesto para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, antes do anúncio.
A preferência do senador é pelo colega e ex-presidente do Congresso Rodrigo Pacheco. Mas, ao que tudo indica, o petista quer mais um aliado próximo na Suprema Corte, assim como fez nas indicações de Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Nos bastidores, fala-se que Alcolumbre pode receber contrapartidas com nomeações para outros cargos, como diretorias dos Correios. O parlamentar deve permanecer em Brasília nesse fim de semana, caso Lula resolva conversar pessoalmente sobre a escolha de Messias.
Evangélico, o advogado-geral da União teve um encontro com o presidente e lideranças evangélicas, nesta quinta-feira, 16. Lula postou nas redes sociais uma foto da reunião dizendo que a conversa foi ‘especial, de emoção e fé’. O fato foi visto como um sinal de concretização da escolha de Messias para a vaga no Supremo, além de um aceno ao eleitorado desse segmento religioso.
Ainda nesta quinta, o presidente do Congresso fez um gesto importante ao petista, se colocando no papel de fiador estratégico no Legislativo. Alcolumbre retirou da pauta a votação dos vetos presidenciais sobre a Lei Geral de Licenciamento Ambiental, que provavelmente traria uma derrota para o governo, às vésperas da COP30.
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Ibovespa avança após sanções de Trump a petrolíferas russas
Ibovespa cai aos 150 mil pontos em dia de decisão do Copom
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







