A resposta dura de Lula após Trump anunciar tarifas contra o Brasil
O programa Ponto de Vista, de VEJA, analisou o evento organizado pelo governo para divulgar ações em meio a queda na popularidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento nesta quinta-feira, 3, para fazer um balanço das ações do governo federal, comentou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar o Brasil e outros países com tarifas recíprocas e disse que tal protecionismo “não cabe mais hoje no mundo”.
“Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos qualquer tentativa de impor um protecionismo que não cabe mais hoje no mundo. Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores brasileiros, tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou Lula em parte de seu discurso.
A iniciativa de Sidônio Palmeira, chefe da comunicação do governo, é uma estratégia para tentar reverter o atual cenário de baixa popularidade. Ontem, uma pesquisa feita pela Quaest mostrou que a desaprovação do presidente chegou a 56% – o pior índice desde o início do mandato. O programa Ponto de Vista, de VEJA, apresentado por Marcela Rahal, analisou, ao lado do cientista político Carlos Alberto Almeida e também do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega e o colunista Matheus Leitão, os anúncios.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal