Reciprocidade busca fortalecer Brasil em negociações, diz autor de PL
Senador Zequinha Marinho afirmou que proposta votada em meio à guerra comercial de Trump deve ajudar o país a 'sentar na mesa de igual para igual'
O autor do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quarta-feira, 2, que a proposta busca fortalecer o Brasil em negociações com outros países. O texto entrou em pauta e foi votado rapidamente no Senado em meio à guerra comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve anunciar hoje novas taxas. Após aprovação na Casa Alta, a proposição deve ser analisada até esta quinta-feira na Câmara.
“[O projeto] dá ao negociador respaldo jurídico na decisão que ele tomar ali. Essa é a ferramenta que a gente queria dar pra que a gente não sente na mesa e venha só dizer ‘sim, senhor’, ‘tudo bem’, ‘tá certo’ e ‘vamos obedecer’, igual estava acontecendo nas negociações com a União Europeia no momento da questão ambiental”, respondeu o senador, completando que faltava ao Brasil esse tipo de lei.
“Correto, fortalece [o Brasil nas negociações]. Quase todos os países usam esse tipo de legislação. Nós não tínhamos e ficávamos só dizendo ‘amém’ e ‘sim, senhor’. A gente precisa sentar de igual pra igual, sentar na mesa pra negociar e não pra obedecer. Quando for sancionado, o nosso negociador vai sentar de igual pra igual com qualquer um mundo afora”, acrescentou.
O parlamentar também ressaltou que trata-se de uma resposta “não só a Trump, mas também à Europa”. “Com certeza essas decisões do presidente lá [Estados Unidos] terminou unindo mais todo mundo aqui em torno desse tema”, disse Zequinha, ao responder sobre a proposta ter sido aprovada de forma unânime, em rara união entre governo e oposição.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também irá receber o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Roberto Livianu, para comentar os autos de uma notícia-crime apresentada à Procuradoria-Geral da República pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após uma vereadora petista do Recife pedir a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Ponto de Vista também contará com a participação do colunista José Benedito, com as principais notícias do dia. Participe pelo canal de Veja+ no YouTube: https://www.youtube.com/vejapontocom.