Big techs ‘estão pouco se lixando’ para a democracia, diz Orlando Silva
Relator do PL das Fake News afirmou que 'é legítimo' que as plataformas busquem lucro, mas que as autoridades devem colocar limites na atuação
O relator do PL das Fake News, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta terça-feira, 11, que as big techs atuam apenas “para garantir os seus negócios e o seu lucro” e “estão pouco se lixando para a democracia no Brasil”. Na conversa, o parlamentar tratou dos projetos alternativos sobre a regulamentação das redes sociais que estão em discussão no Congresso, os principais obstáculos para o avanço de propostas, as recentes mudanças tomadas por big techs sobre o monitoramento das plataformas e o impacto da gestão do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação ao tema no Brasil.
“Essas empresas atuam para garantir os seus negócios e o seu lucro. O modelo de negócio das big techs está centrado numa dinâmica de rede em que a polarização gera engajamento e encapsula o debate e coloca as pessoas nas chamadas bolhas. O que essas empresas têm interesse é lucro, elas estão pouco se lixando para a democracia no Brasil, tão pouco se lixando para a violência de gênero no Brasil, se difundir racismo no Brasil, estão pouco se lixando se o debate político fica interditado. Tudo o que elas querem do Brasil é lucro, assim que elas se comportam. É legítimo de algum modo. É do interesse delas e elas servem a uma estratégia nacional dos EUA”, disse o deputado.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia com o colunista Robson Bonin.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://preprod.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal