Vídeo: explosão e incêndio deixam 11 feridos em plataforma da Petrobras
Ao menos 176 funcionários estavam no local no momento do acidente, diz sindicato; fogo levou quatro horas para ser controlado

Um incêndio atingiu a plataforma de petróleo Cherne 1 (PCH-1), operada pela Petrobras na Bacia de Campos, na manhã desta segunda-feira, 21 (veja o vídeo abaixo). O fogo começou após uma explosão em um dos equipamentos e deixou onze trabalhadores feridos com queimaduras — segundo o Sindicato dos Petroleiros de Nova Friburgo (Sindipetro-NF), um dos operários caiu no mar e precisou ser resgatado.
A plataforma Cherne 1 está localizada a aproximadamente 130 quilômetros de distância de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro, e havia 176 trabalhadores no local quando o fogo começou, por volta das 7h25 desta segunda. Ainda de acordo com o sindicato, duas embarcações especializadas no combate a incêndios, conhecidas como “Fire Fighters”, foram mobilizadas, e as chamas foram controlado cerca de quatro horas depois, às 11h25.
O funcionário ferido foi resgatado pela embarcação Locar XXIII e levado à plataforma PNA-1, próxima de Cherne 1, para receber atendimento médico especializado.
Após o início da situação de emergência, o escoamento de gás da plataforma foi interrompido por segurança, e as causas da explosão ainda estão sendo investigadas. Segundo fontes ouvidas por VEJA, a explosão atingiu os equipamentos de telecomunicações da plataforma Cherne 1, dificultando o contato à distância com a unidade de exploração.
Pelas redes sociais, o coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sergio Borges Cordeiro, explicou que todas as pessoas que estavam na plataforma se encontram em segurança, inclusive o funcionário que caiu ao mar, e pediu que os trabalhadores da indústria petroleira enviem qualquer informação ao sindicato que possa ajudar na apuração e atendimento à ocorrência.