Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Um dos principais aliados do PT na Bahia, PP ameaça apoiar ACM Neto

Vice-governador baiano, João Leão, ficou contrariado com decisão do PT de lançar candidato próprio e manter governador no cargo até o fim do mandato

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2022, 11h41 - Publicado em 9 mar 2022, 11h29

Após o anúncio do senador Jaques Wagner de que o PT terá candidato próprio ao governo da Bahia, o PP, um dos principais aliados dos petistas no estado, ameaça romper a parceria e até pular no barco do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), maior adversário do PT na eleição deste ano e favorito nas pesquisas de intenção de voto.

A sinalização pela quebra da aliança foi dada nesta quarta-feira, 9, pelo vice-governador da Bahia, João Leão, presidente do PP no estado. Ele se reuniu em Brasília com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), um dos cabeças do partido e aliado do presidente Jair Bolsonaro. Em caso de apoio a ACM Neto, o nome do próprio Leão é cogitado como possível candidato ao Senado.

Um arranjo inicial previa que o governador baiano, Rui Costa (PT), renunciasse ao cargo em abril para concorrer ao Senado, abrindo espaço para que João Leão completasse o mandato até o final do ano. Conforme anunciou Wagner, no entanto, Costa vai continuar no governo e não disputará a eleição, diante da decisão do senador Otto Alencar (PSD) de não concorrer ao Executivo estadual e focar em sua reeleição ao Senado pela chapa governista – o PSD compõe, ao lado de PT e PP, a tríade que dá sustentação política à gestão Costa. O PT cogita três nomes para a cabeça de chapa.

“Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”, disse João Leão.

Fora o cenário em que se cogita compor a chapa de ACM Neto, Leão afirmou que seu partido pode ter candidatura própria ao governo baiano. Ele próprio vinha falando em se lançar à sucessão de Rui Costa. O vice-governador, contudo, não bateu o martelo e citou conversas com o governador e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Continua após a publicidade

“Qualquer decisão que o PP venha tomar sobre nossos rumos no estado será alinhada com as nossas bancadas, e também passará por uma conversa com o governador Rui Costa e com o ex-presidente Lula. Trabalhamos muito pelo nosso estado e o legado do PP precisa ser respeitado, da mesma forma como temos nutrido respeito por todos os nossos aliados”, afirmou.

Há dezesseis anos no poder na Bahia, o PT terá na eleição de 2022 a mais dura a ser enfrentada pelo grupo hegemônico desde que assumiu o poder, em 2007. ACM Neto deixou a prefeitura com uma gestão bem avaliada e conseguiu a eleição do sucessor, o prefeito Bruno Reis, ainda em primeiro turno. Neto é herdeiro político do senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), cujo grupo político foi desbancado do poder na Bahia pelo petista Jaques Wagner na eleição de 2006.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.