Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Toffoli encerra ação com acusações da Odebrecht contra Kassab em SP

Ministro do STF, que já havia derrubado termo assinado entre o MP paulista e a empreiteira, acolheu recurso e considerou prescrição de ação de improbidade

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 Maio 2023, 19h56 - Publicado em 17 Maio 2023, 15h46

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira, 16, a extinção de uma ação de improbidade administrativa que tramitava na Justiça paulista contra o secretário de Governo do Estado de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Na ação aberta em dezembro de 2017, até então em curso na 9ª Vara da Fazenda Pública da Capital, o Ministério Público de São Paulo acusava Kassab de ter sido beneficiado com 21,2 milhões de reais da Odebrecht em doações eleitorais no caixa dois. Com base em um Termo de Autocomposição firmado com a empreiteira, a promotoria sustentava que Kassab recebeu 3,3 milhões de reais nas eleições de 2008, quando foi reeleito prefeito de São Paulo, e mais 17,9 milhões de reais a campanhas do PSD nas eleições de 2014.

No fim de março, Toffoli já havia julgado parcialmente procedente a reclamação movida pela defesa de Gilberto Kassab e determinou a ineficácia do Termo de Autocomposição assinado entre o MP de São Paulo e a Odebrecht, que lastreava a ação de improbidade. Após embargos de declaração dos advogados de Kassab, em abril, argumentando que a ação já estaria prescrita diante da derrubada do termo, o ministro do STF agora reconheceu a prescrição do caso e julgou extinta a ação.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.