Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TCU abre processo contra Deltan e Janot por gastos na Lava Jato

Decisão dos ministros da Segunda Câmara do Tribunal de Contas foi unânime em abrir ação para responsabilizar ex-PGR e ex-chefe da Lava Jato no Paraná

Por Redação
Atualizado em 12 abr 2022, 20h55 - Publicado em 12 abr 2022, 20h03

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu por unanimidade, nesta terça-feira, 12, abrir um processo para responsabilizar o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, por gastos que totalizaram cerca de 2 milhões de reais em diárias e passagens aos membros da equipe de investigadores que atuou nas apurações do esquema de corrupção que atingiu a Petrobras.

Os ministros decidiram abrir uma Tomada de Contas Especial a partir de representações do Ministério Público de Contas e da bancada do PT na Câmara. O caso teve como relator o ministro Bruno Dantas. Além dele, votaram no processo os ministros Augusto Nardes, Aroldo Cedraz e Antonio Anastasia.

Após a abertura do procedimento, o tribunal vai determinar a citação do ex-procurador-geral e de Dallagnol e calcular o valor gasto além da necessidade da força-tarefa. Segundo manifestação do procurador de contas Lucas Rocha Furtado, Rodrigo Janot e Deltan Dallagnol poderiam ter empregado opções mais econômicas nos deslocamentos e hospedagens da equipe de procuradores da Lava Jato.

Caso seja condenado pelo TCU, Dallagnol pode ficar inabilitado ao exercício de cargos públicos, o que abalaria seus planos políticos. O ex-procurador da República se filiou ao Podemos para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Paraná. Janot também estudava entrar para a política nas eleições de 2022, mas desistiu.

Continua após a publicidade

Por meio de suas redes sociais, Deltan Dallagnol atribuiu a abertura da ação a uma suposta “vingança do sistema contra quem combate a corrupção”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.