Tarcísio veste boné de Trump, fala em ‘grande dia’ e é criticado nas redes
Apontado como potencial nome a substituir Bolsonaro em 2026, caso o ex-presidente não possa concorrer, governador de SP faz aceno à direita

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez um aceno ao eleitorado de direita nesta segunda-feira, 20, ao postar um vídeo em suas redes sociais usando um boné com o tradicional slogan do presidente americano Donald Trump, “Make América Great Again”, e dizendo a frase “grande dia” (veja abaixo).
Tarcísio é apontado como um dos mais fortes candidatos a substituir Jair Bolsonaro na disputa ao Palácio do Planalto em 2026 caso o ex-presidente, que está inelegível, não consiga reverter a sua situação na Justiça. Em muitos momentos, no entanto, Tarcísio foi questionado pelos apoiadores do ex-presidente sobre quão bolsonarista e quanto de direita ele é.
Grande Dia! #MakeAmericaGreatOnceAgain pic.twitter.com/7LwhnQziKI
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 20, 2025
O gesto agradou, de fato, aos eleitores bolsonaristas, mas o governador também recebeu uma saraivada de críticas, que foram da classificação do ato como “sabujice” e “vergonha” a questionamentos sobre se o governador do principal estado da federação não tem nada mais importante para fazer.
“Que breguice, hein, Tarcísio?”, postou um usuário. “Nosso pretendente à Presidência coloca EUA em primeiro e Brasil em segundo!!! Tá Sertu”, comentou outro. “Ow Tarcísio, acabei de falar bem se você num outro post. Para de passar vergonha com essas besteiras! Kkk”, escreveu um usuário.
Outros acharam mais adequado lembrar o governador que ele comanda um estado que tem muitas demandas urgentes para serem enfrentadas. “O estado cheio de problemas e desafios, mas o suposto governador acha bom se preocupar em adular um governante de país estrangeiro enquanto São Paulo aguarda mais proatividade por parte do seu mandatário”, escreveu um usuário. “Grande dia vai ser quando a gente puder usar um celular em público, na Paulista!”, postou outro.
Alguns seguidores apenas apoiaram a publicação do governador, sugeriram que ele se inspire em Trump para resolver os problemas de São Paulo e do país – caso venha um dia a ser presidente. “Ai sim! Sai do casulo, governador, nos ajudar a pôr o país no rumo certo”, disse um seguidor. “Grande dia, resta seguir o exemplo e desburocratizar e reduzir impostos no estado de São Paulo!”, sugeriu outro.