Seis em dez brasileiros acreditam que ricos devem pagar mais impostos
Pesquisa Nexus indica forte apoio à chamada 'justiça tributária' e ao projeto do governo Lula que amplia a isenção do Imposto de Renda
Em cada dez brasileiros, seis defendem que as pessoas mais ricas do país devem pagar proporcionalmente mais impostos do que os mais pobres. É o que indica um levantamento publicado nesta quinta-feira, 24, pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados.
A pesquisa aponta que 62% da população brasileira é favorável à chamada “justiça tributária”, modelo econômico no qual a carga de impostos incide de forma mais pesada conforme a renda do cidadão. Por outro lado, 34% dos entrevistados (cerca de um terço) acreditam que a política fiscal não deve fazer distinções e todos os contribuintes devem pagar os mesmos impostos.
O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, avalia que o apoio à tributação mais alta sobre ricos não surpreende, considerando o nível de renda da maioria da população, mas que os resultados da pesquisa podem influenciar a votação de propostas econômicas do Planalto no Congresso. O governo Lula vem batendo nessa tecla de que é preciso tributar quem ganha mais. O seu principal projeto, relatado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) e aprovado em comissão especial da Câmara há pouco mais de uma semana, prevê isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5.000 reais mensais e uma tributação maior para quem tem renda acima de 50.000 reais. De acordo com a Nexus, sete em cada dez entrevistados (71%) se disseram favoráveis ao projeto do governo federal. “Os dados mostram claramente a pressão que virá da opinião pública sobre os parlamentares. Claramente, há mais gente do lado do governo do que o contrário”, afirma.
Governo e Congresso
A pesquisa também questionou como a população avalia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atuação do Congresso Nacional. Segundo o relatório, a gestão do petista é aprovada por 44% e rejeitada por 50% dos brasileiros, enquanto 55% do eleitorado reprova e outros 34% apoiam o trabalho dos parlamentares federais.
O estudo indica, ainda, um considerável desconhecimento da população em relação aos recentes atritos entre Executivo e Legislativo — como a batalha judicial envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a derrubada do veto de Lula, pelo Congresso, à lei que torna a conta de energia mais cara aos consumidores. Segundo a Nexus, no geral, apenas 37% dos brasileiros disseram estar informados sobre os embates políticos entre governo e parlamentares, nas últimas semanas, em Brasília.







