São Paulo: prefeitura vai apurar uso de seu prédio em propaganda da Spaten
Vídeo simula uma garrafa de cerveja saindo da fachada da sede administrativa da capital paulista; município diz que instaurou um processo administrativo

Uma publicação no perfil do Instagram da marca de cerveja Spaten mostra uma garrafa gigante da bebida saindo das paredes do prédio da Prefeitura de São Paulo. A publicidade não teve autorização da administração municipal, que irá instaurar um processo administrativo.
O vídeo foi gerado com o uso de uma técnica bastante difundida, ao menos desde 2023, no marketing digital, chamada FOOH (Fake Out Of Home) – imagens projetadas com uso de tecnologia de computação gráfica 3D. Na postagem, a garrafa rompe um banner gigante na fachada da Prefeitura com a frase “estilo Spaten de ser forte” e cai em frente ao prédio, rachando a calçada no Viaduto do Chá. Tudo efeito visual publicado junto com o texto “Nada segura a força de Spaten”.
Questionada pela reportagem, a marca respondeu, por meio de assessoria de imprensa, que não recebeu autorização para o uso da imagem da prefeitura paulistana e por isso a publicação seria removida. O vídeo já está no ar há mais de um mês. A peça foi publicada em 20 de dezembro de 2024 e até esta quinta-feira, 23, não havia sido retirada do Instagram da marca de cerveja.
“O conteúdo fez parte de uma trend que homenageava locais icônicos e históricos do mundo, incluindo Tóquio e Nova York, por exemplo. Não há qualquer relação comercial com a Prefeitura de S. Paulo”, disse a nota enviada a VEJA. O problema teria sido uma “falha de processo” da agência contratada pela marca de cerveja para executar a campanha no Brasil. A Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que instaurou um processo administrativo “em relação à ação de maketing realizada sem autorização da administração municipal”.
Neste mês, a prefeitura da capital paulista publicou no Diário Oficial do município o contrato de 27,8 milhões de reais da Ambev, empresa dona da Spaten, para o patrocínio do Carnaval de Rua. O processo de contratação foi feito por meio de pregão presencial. A assessoria da marca de cerveja garante que o contrato, homologado dez dias depois que a propaganda foi ao ar, não tem relação com o uso da imagem da prefeitura.