Rota 22: PL quer colocar ‘bloco na rua’ mesmo sem presença de Bolsonaro
Caravana que vai percorrer o país com foco eleitoral teria início no dia em que ex-presidente passou mal e precisou ser internado às pressas

Lideranças do Partido Liberal (PL) darão continuidade, no próximo sábado, 26, aos eventos da caravana que foi lançada no início deste mês e que tem como objetivo percorrer o país, “ouvindo a população” e “buscando soluções” para os principais problemas de cada região.
O Rota 22 — uma referência ao número do partido nas urnas — teria início em 11 de abril, no Rio Grande do Norte, mas sua estreia teve de ser adiada após o ex-presidente Jair Bolsonaro, que participaria das agendas de inauguração, passar mal no interior do estado e precisar ser socorrido às pressas. Ele passou por cirurgia na região do abdômen devido a complicações decorrentes da facada da qual foi alvo em 2018 e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, ainda sem previsão de alta.
Segundo divulgado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), secretário-geral da legenda e quem tem capitaneado o Rota 22, o encontro que aconteceria em Pau dos Ferros no dia 11 foi remarcado para este sábado, 26. Antes de Bolsonaro passar mal, a programação original incluía passagem por outras cidades potiguares: Acari, conhecido polo têxtil, e Jucurutu, onde os correligionários visitariam a barragem de Oiticica — a obra teve paternidade “mista”, tendo sido tocada pelos governos Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, sendo concluída pelo atual presidente em março deste ano.
De acordo com aliados, inicialmente havia a expectativa de que Bolsonaro pudesse se restabelecer fisicamente e, assim, participar no curto prazo dos eventos de lançamento do Rota 22 no Nordeste, em nova data. Com a constatação da gravidade do quadro de saúde do ex-presidente, no entanto, e sem previsão de que ele retorne às atividades normais, dirigentes da legenda decidiram dar continuidade à iniciativa, que pretende capacitar lideranças locais já de olho nas eleições de 2026.
“Nosso objetivo é claro: ouvir o povo, entender a dificuldades de cada região e trabalhar por um desenvolvimento de verdade, longe de promessas vazias”, disse Bolsonaro em vídeo divulgado no início de abril nas redes sociais. O ex-presidente também pediu que brasileiros de diferentes regiões acessem o site do projeto e enviem sugestões de melhorias para cada município.
Segundo Rogério Marinho, equipes precursoras começaram a visitar todos os municípios do Rio Grande do Norte já em março. Nesse período, estão ouvindo representantes da sociedade em cada local e identificaram ações realizadas pelo PL nos últimos anos.
De acordo com a secretária de Comunicação do partido, Michelle Rodrigues, as caravanas do Rota 22 deverão percorrer, ao longo dos próximos meses, outros estados do próprio Nordeste, como Paraíba, Ceará e Sergipe, além de estados de outras regiões, como Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina.