Recado a Nikolas? Bolsonaro alfineta candidatos de ‘pequena idade’
Ex-presidente critica parlamentares que, 'dada a popularidade, a notoriedade', estão 'achando que já podem dar voos bem mais altos'

O ex-presidente Jair Bolsonaro teceu críticas e indiretas sobre os planos do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de se candidatar ao senado ou ao governo de Minas em 2026. Durante uma entrevista à Rádio Auriverde, canal de direita no YouTube, nesta quarta-feira, 22, ele citou pessoas “de pequena idade” que estariam se lançando e “querendo resolver na lacração”, aparentemente uma referência ao vídeo feito sobre a polêmica do Pix, que teve mais de 300s milhões de visualizações.
“Pessoas mais inteligentes do que eu, tem milhares por aí. Alguns, de pequena idade, estão se lançando já, ‘eu sou candidato, eu vou resolver’, na base da lacração. Eu não quero falar alguma coisa aqui que dê dica de quem seriam essas pessoas, mas se coloque naquela cadeira (da Presidência). Você tem pela frente um prefeito, às vezes tem nove vereadores na sua frente, e tem dificuldade. Com nove vereadores o prefeito tem dificuldade. Lá você tem 594 parlamentares. Tem os bons, mas tem uma massa lá que é complicada. Eu estive 28 anos lá dentro”, disse Bolsonaro.
Ele voltou a afirmar que é o único nome da direita para 2026. Inelegível por conta de duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro está recorrendo ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ainda espera poder lançar uma candidatura na pendência de recursos judiciais.
Nikolas Ferreira disse em entrevistas a canais de televisão do Estados Unidos que pretende sair candidato a senador nas próximas eleições e que, para isso, está apoiando uma PEC do deputado federal Eros Biondini (PL-MG) que reduz a idade mínima para o cargo, que hoje é de 35 anos, para 30 anos — Nikolas tem hoje 28.
A minuta, que ainda está em fase de coleta de assinaturas, reduz para 30 anos também a idade mínima para presidente. Nikolas fará 30 anos no começo de 2026. Se a PEC for proposta e aprovada, ele fica legalmente apto a concorrer a quaisquer cargos.
O ex-deputado e membro do MBL Arthur do Val compartilhou uma outra entrevista que Bolsonaro deu nesta quarta, em que ele foi ainda mais incisivo. “Hoje em dia temos vários bons parlamentares, com quem eu fico feliz. Alguns têm subido a cabeça, dada a popularidade, a notoriedade, achando que já podem dar voos bem mais altos. Eu chamo de ejaculação precoce. Não vai dar certo. O sistema está muito bem articulado”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro e Carluxo foram pra cima do Nikolas.
A vaidade não deixa: no jogo deles, só a família pode ter o protagonismo. Ninguém mais pode brilhar. pic.twitter.com/McGVx3JO1H
— Arthur do Val – Mamaefalei ⬛️⬜️🟨 (@arthurmoledoval) January 22, 2025
“Bolsonaro e Carluxo foram para cima do Nikolas”, disse o ex-deputado. O ex-presidente e o deputado federal têm uma relação bastante próxima e Bolsonaro já chegou a defender, no final do ano passado, que Nikolas fosse candidato ao governo de Minas Gerais.