Quem é a sargento da PM que assumirá a prefeitura da maior cidade do ABC
Há duas décadas na polícia, vice-prefeita terá a missão de comandar São Bernardo do Campo depois do afastamento do titular investigado por corrupção

Depois de a Justiça determinar o afastamento do prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Marcelo Lima (Podemos), investigado por corrupção e lavagem de dinheiro, a vice-prefeita, a sargento Jéssica Cormick (Avante), da Polícia Militar de São Paulo, será responsável por administrar a maior cidade da região. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela participou da primeira campanha em 2024, quando foi eleita ao lado de Lima.
Alvo da PF, prefeito de São Bernardo é afastado do cargo pela Justiça
Policial Militar desde 2005, a agora prefeita de São Bernardo tem 39 anos e nasceu em São Sebastião, litoral paulista. Para disputar o cargo máximo do município na chapa de Lima, ela precisou declarar seus bens. De acordo com os dados, ela tem um veículo avaliado em 34 mil reais.
Jéssica é ativa nas redes sociais. Em seu perfil no instagram, com mais de 400 postagens, destaca a sua atuação pela polícia. “Segurança é prioridade — e estamos trabalhando por uma São Bernardo cada vez mais segura. A gente sabe que ainda há muito o que melhorar, mas não estamos parados. Todos os dias, ao lado da Polícia Militar e da nossa Guarda Civil Municipal, reforçamos o compromisso com a proteção da nossa população”, disse ela em trecho de legenda de foto publicada em 14 de julho. Na postagem, ela aparece entre dois agentes da Guarda Civil Municipal.

O principal foco de Jéssica no comando da prefeitura é ampliar investimentos em segurança — caminho visto por integrantes da política local como natural por ela estar há duas décadas na PM paulista. Em sua última publicação antes da operação deste quinta-feira, 14, a vice-prefeita aparece em evento da prefeitura para entregar novas armas aos guardas municipais. “Hoje entregamos 25 novas carabinas calibre .40 para a nossa Guarda Civil Municipal e 350 câmeras de monitoramento para ampliar a vigilância em toda a cidade”, diz trecho da postagem.
De acordo com informações oficiais da Prefeitura de São Bernardo, Jéssica é casada com um também sargento da PM. Eles têm uma filha. Segundo o Paço Municipal, ela decidiu ser candidata ao lado do agora prefeito afastado “pelo desejo de contribuir com a cidade e pelo entendimento de que sua experiência como policial, mulher, mãe e esposa era essencial para o momento. Com grande aceitação popular e uma parceria forte com Marcelo Lima, a candidatura foi um sucesso”.
O site oficial do governo local diz ainda que, “atualmente, Jessica Cormick segue se especializando na administração pública e cursa um MBA em Governança Pública, consolidando seu compromisso com a gestão eficiente e o bem-estar da população de São Bernardo”.