Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PSDB expulsa ex-líder do partido que tentou barrar Datena em São Paulo

Aliado do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), Fernando Alfredo entrou com ação para impugnar candidatura do apresentador

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 ago 2024, 18h54 - Publicado em 21 ago 2024, 18h21

A direção nacional do PSDB anunciou nesta quarta-feira, 21, a confirmação da decisão da Comissão Executiva Municipal da sigla em São Paulo pela expulsão de Fernando Alfredo do partido. Aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o ex-presidente do PSDB paulistano é um dos principais críticos da escolha da legenda de lançar José Luiz Datena à prefeitura. Ele chegou a convocar filiados para protestarem na oficialização da candidatura do apresentador e, nesta semana, apresentou um pedido de impugnação do registro do candidato, alegando irregularidades.

O pedido de expulsão foi formalizado pelo próprio diretório municipal, hoje comandado por José Aníbal, que é candidato a vice na chapa de Datena. Segundo a direção tucana, a decisão foi tomada após “minuciosa análise” dos procedimentos que tramitavam internamente contra Alfredo por “desrespeito a diferentes disposições estatuárias”.

Em nota, o partido diz ainda que a Comissão Executiva Municipal do PSDB considerou que a conduta de Alfredo violou os princípios de democracia interna do PSDB ao tentar obstruir a convenção partidária, comprometeu a autonomia do partido e da federação com o Cidadania e adotou posturas em violação à ética, disciplina e a fidelidade partidária, como a propagação de fake news com o objetivo de tumultuar as ações do partido. A sigla também afirma que o ex-dirigente propagou manifestações homofóbicas contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

“Dessa forma, a Comissão Executiva Municipal do PSDB paulistano reafirma seu compromisso com a ética, o respeito e a convivência harmoniosa entre os filiados, e considera que a expulsão de Luiz Fernando Alfredo é uma medida necessária para a preservação dos princípios que regem o partido”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

Ex-dirigente

Em nota, Fernando Alfredo afirmou que sua expulsão do partido foi orquestrada por Datena e declarou que, mesmo fora da legenda, continuará “lutando pela democracia” e pelo “respeito à legalidade”. “Tal qual nas Escrituras Bíblicas, quando a cabeça de João Batista foi oferecida a Salomé, minha expulsão é a oferenda exigida por Datena, o ‘biruta de heliponto’ da política, que almeja o poder para proveito próprio, para seus prazeres mundanos do ego e da infâmia”, diz o ex-presidente do PSDB municipal.

“Ainda vivo, mesmo apeado de qualquer função partidária, continuarei a pregar no deserto, lutando pela democracia dentro e fora do partido. Lutando pelo respeito à legalidade. Lutando pelo respeito à Constituição. Lutando pela visão clara que fazer a política é servir as pessoas e não se servir delas. Assim faria Mário Covas. Assim faria Franco Montoro. Assim faria Bruno Covas”, concluiu o agora ex-tucano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.