Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Procurador aponta a Moraes falhas no registro da candidatura de Bolsonaro

Segundo vice-procurador-geral eleitoral, presidente deve ser intimado a corrigi-las, sob risco de ter registro indeferido

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 ago 2022, 10h25 - Publicado em 17 ago 2022, 10h21

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) apontou nesta terça-feira, 16, falhas no pedido de registro da candidatura do presidente Jair Bolsonaro e solicitou que ele seja intimado a corrigi-las, sob risco de ter o registro indeferido. O documento foi apresentado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, relator do pedido da candidatura de Bolsonaro.

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, aponta em sua manifestação que Bolsonaro não apresentou à Justiça eleitoral certidões criminais expedidas para fins eleitorais pela primeira instância da Justiça estadual e pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, em primeira e segunda instâncias.

Como sustenta o procurador, uma resolução do TSE datada de 2019 prevê que devem ser apresentadas certidões criminais de primeira e segunda instâncias da Justiça Federal e Estadual do domicílio eleitoral dos candidatos, expedidas para fins eleitorais. No caso de Bolsonaro, seu domicílio eleitoral é o Rio de Janeiro.

Gonet afirma que o presidente foi “diligente”, mas incluiu apenas certidões da segunda instância fluminense e da primeira instância da Justiça Federal do Distrito Federal. “O Ministério Público requer a intimação do candidato para sanar as falhas constatadas, sob pena de indeferimento do registro”, diz o procurador no documento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.