Prisão de Aécio: ministro Luiz Fux será o fiel da balança no STF
Rosa Weber e Luis Barroso devem acatar, enquanto Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes devem rejeitar pedido de Rodrigo Janot; votação será nesta terça
O ministro Luiz Fux deverá ser o fiel da balança na votação da sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 20, que vai decidir a prisão do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). A Procuradoria-Geral da República acusa o tucano de pedir e receber 2 milhões de reais de propina do dono da JBS, Joesley Batista, que fechou acordo de delação premiada com a procuradoria.
Dois votos são considerados certos pela prisão: os de Rosa Weber e Luis Roberto Barroso. Já Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello devem negar o pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os dois já haviam votado na semana passada pela revogação da prisão da irmã do tucano, a jornalista Andrea Neves.
Pela ordem de votação (antiguidade na Turma), Fux será o último a votar, ou seja, deverá se manifestar quando o placar estiver em 2 a 2 – antes, votam na sequência Mello, Moraes, Barroso e Weber.
A tendência hoje é que Fux – que votou pela manutenção da prisão de Andrea Neves – rejeite o pedido de prisão, mas mantenha o afastamento de Aécio de suas atividades no Senado.
A mesma Primeira Turma pode aprovar nesta terça-feira a concessão de prisão domiciliar para a irmã de Aécio.