Prefeito ‘tiktoker’: esquema pode ter movimentado R$ 20 milhões, diz PF
Operação ocorre em doze cidades em São Paulo e na Bahia; Rodrigo Manga (Republicanos) é um dos alvos de busca e apreensão

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), é alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira, 10, que investiga desvios de dinheiro nas redes municipais de Saúde.
Na manhã de hoje, os policiais realizaram buscas na casa do prefeito e em escritórios da Prefeitura, além do diretório municipal do partido e da casa do ex-secretário Vinícius Rodrigues. Segundo a PF, a investigação teve início em 2022, a partir de fraudes na contratação de uma organização social para gerir os recursos da Saúde. O valor movimentado pode chegar a 20 milhões de reais.
Além de Sorocaba, a operação ocorre em outras dez cidades em São Paulo e uma na Bahia, mobilizando mais de 100 agentes da PF para cumprir 28 mandados de busca e apreensão. Os agentes atuam em Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, no estado de São Paulo, em Vitória da Conquista, na Bahia. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
TikTok
Rodrigo Manga ganhou projeção nacional por causa de sua presença constante nas redes sociais, especialmente no TikToker, onde tem quase 3 milhões de seguidores e vídeos que chegam a romper a barreira de 10 milhões de visualizações — veja entrevista com o prefeito.
No mês passado, ele também lançou a sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, o que é algo muito difícil de acontecer — o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é do seu partido e poderá tentar a reeleição.