Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Porto Alegre: Melo abre vantagem de 17 pontos sobre Maria do Rosário

Na pesquisa anterior feita pela Quaest, os dois estavam tecnicamente empatados; crescimento de Juliana Brizola (PDT) ameaça o segundo lugar da petista

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 set 2024, 20h18

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), disparou na corrida eleitoral, segundo a pesquisa Quaest/TV Globo feita entre os dias 14 e 16 de setembro e divulgada nesta terça-feira, 17. O candidato à reeleição alcançou 41% das intenções de voto, contra 24% da deputada federal Maria do Rosário (PT). O levantamento anterior do mesmo instituto, divulgado em 27 de agosto, mostrava empate técnico em um confronto de apenas cinco pontos de diferença – Melo tinha 36% e Rosário, 31%. Agora, a vantagem aumentou para dezessete pontos percentuais.

Na terceira posição, a ex-deputa e ex-vereadora Juliana Brizola (PDT) cresceu seis pontos percentuais. A neta do ex-governador Leonel Brizola, que é apoiada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), saltou de 11% para 17% — o que mostra que pode haver uma disputa no campo da esquerda par ver quem enfrentaria Melo em um eventual segundo turno contra o prefeito. O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) manteve três pontos percentuais. A taxa de indecisos caiu de 12% para 6%, enquanto os entrevistados que querem votar nulo, em branco, ou não irão às urnas oscilaram de 7% para 8%.

Para a pesquisa, o instituto aplicou um questionário presencialmente para 900 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo RS-00134/2024.

Rejeição

A rejeição dos eleitores porto-alegrenses a Maria do Rosário cresceu seis pontos percentuais. A deputada do PT é a candidata mais rejeitada da capital gaúcha, agora com 54%. Em seguida, aparece Juliana Brizola, com 36% empatada tecnicamente com Melo, que tem 35% de rejeição. Outros 20% ainda afirmam que não votariam em Camozzato.

A pesquisa ainda mostrou que 56% dos eleitores estão seguros do voto e não pretendem mudar de candidato. Em agosto, o número correspondia a 47% dos entrevistados. Os que admitiam trocar a escolha até o dia da urna caiu de 53% para 43%, na comparação entre os dois levantamentos feitos pela Quaest para as eleições municipais de Porto Alegre neste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.