‘Piratas do Caribe’: operação da PF mira contrabando de migrantes no Amapá
Segundo as autoridades, grupo criminoso atua na fronteira com a Guiana Francesa e maioria das vítimas tem nacionalidade cubana ou haitiana
Nesta segunda-feira, 29, a Polícia Federal deflagrou uma operação no Amapá para combater o contrabando de migrantes na fronteira brasileira.
Batizada de “Piratas do Caribe”, a operação da PF mira uma organização criminosa responsável por extorquir imigrantes, a maioria vindos de Cuba e do Haiti, cobrando valores abusivos para transportá-los de Oiapoque, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, até Macapá. Segundo as investigações, os migrantes que se recusassem a pagar as altas taxas sofriam intimidação, sob ameaça de serem entregues às autoridades e enviados de volta a seus países de origem.
Na operação de hoje, os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão nas cidades amapaenses de Oiapoque, Macapá, Santana e Tartarugalzinho. A Justiça também expediu ordens de uso de tornozeleira eletrônica contra 17 alvos suspeitos de integrar o grupo criminoso. De acordo com as autoridades, as investigações tiveram início a partir de uma denúncia à delegacia da PF em Oiapoque sobre extorsão de migrantes durante o deslocamento terrestre pelo estado.
No início de setembro, a Polícia Federal já havia deflagrado uma operação semelhante no Amapá. Na ocasião, os agentes desmontaram um esquema de contrabando de migrantes através de viagens clandestinas entre Brasil e Suriname, também passando pela Guiana Francesa — os criminosos cobravam valores exorbitantes em moeda estrangeira e prometiam passagem segura, para dentro e para fora do território brasileiro, a migrantes que não tivessem autorização legal para entrar ou sair do país.
Haddad faz aceno a Motta e Alcolumbre e manda recado
Bolsonaro e aliados presos: o que está previsto para esta quarta
Processo de Zambelli será destravado na CCJ na próxima semana
Brasil lança plano para cortar emissões da indústria na COP30
Salão do Automóvel muda de cara e dono: mais tecnológico e asiático







