Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Oposição diz ter assinaturas para pedir urgência a projeto de anistia

Bolsonaristas precisam do apoio de 257 deputados para pressionar Hugo Motta a acelerar a votação; requerimento ainda precisa ser aprovado

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 abr 2025, 12h47 - Publicado em 11 abr 2025, 09h44

O deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, afirma que a oposição bolsonarista já possui as 257 assinaturas necessárias para requerer urgência ao projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atentados de 8 de janeiro de 2023. O anúncio foi publicado pelo parlamentar nas redes sociais na noite da última quinta-feira 10.

Segundo Sóstenes, o último deputado a assinar foi Paulo Azi (União Brasil-BA), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O requerimento de urgência ainda não foi apresentado, e precisaria ser pautado para votação em plenário pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) — se a solicitação for aprovada, o PL nº 5.643/2023 precisará ser incluído na agenda de prioridades da Casa.

O deputado afirma que a coleta de assinaturas continua e que irá divulgar “nos próximos dias” os nomes dos líderes partidários que apoiaram a medida.

View this post on Instagram

A post shared by Sóstenes Cavalcante (@sostenescavalcante)

Pressão bolsonarista

O envio do requerimento de urgência é um pequeno avanço na agenda pela anistia, mas intensifica a pressão que a oposição bolsonarista vem exercendo sobre Hugo Motta para colocar o tema em discussão. Ao longo da semana, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o pastor evangélico Silas Malafaia, vêm acusando o presidente da Câmara de barrar a tramitação do projeto e de estar “afinado” ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que a proposta avance.

Desde que assumiu o comando da Casa, em fevereiro, Motta vem buscando um tom moderado sobre a pauta da anistia, prioridade para a ala bolsonarista, já que o interesse do governo federal é que o projeto não seja votado. Na última quarta-feira, 9, o deputado se reuniu com Jair Bolsonaro em Brasília, fora da agenda oficial, para discutir a tramitação da proposta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.