O ‘presidenciável’ Gusttavo Lima tem uma nova política para shows em 2025
Cantor sertanejo tem sido cada vez mais seletivo para escolher os locais em que irá se apresentar e cobra entre R$ 1,5 milhão e R$ 3 milhões

Com 35 anos de idade e 25 anos de carreira, o músico sertanejo Gusttavo Lima mudou o perfil de shows. Desde a metade de 2024, o cantor disse que deve fazer apenas cinquenta apresentações neste ano, um número muito menor em relação ao período em que se tornou conhecido em todo o país. Quem está por dentro do mercado de entretenimento diz que o perfil dos eventos com o astro sertanejo mudou. Se antes, os shows de Gusttavo Lima eram um produto acessível no mercado, agora as apresentações do sertanejo “não estão mais disponíveis nas prateleiras”, diz Marco Antonio Tobal Jr, sócio do Espaço das Américas e do Villa Country, importantes casas de shows em São Paulo. Outros sertanejos, como as duplas Henrique e Juliano, Jorge e Mateus e Chitãozinho e Xororó, também são cada vez mais seletivos para decidir onde e quando irão se apresentar.
“A mudança mais significativa dos últimos tempos é que não é mais um produto acessível a todos como sempre foi. Hoje em dia, eles escolhem onde querem tocar. Eles têm dezenas de ofertas por semana, mas eles escolhem não exatamente pelo dinheiro”, afirmou Tobal.
A primeira vez que Gusttavo Lima disse que iria reduzir o número de shows em 2025 foi durante uma apresentação em Brumadinho, interior de Minas Gerais, em agosto do ano passado. Na época, ele alegou que esse ano seria “diferente” em sua carreira. “Um ano que a gente vai dar uma descansada. Tenho dois filhos para criar, uma mulher maravilhosa”, anunciou na ocasião. Agora, se sabe também que também há pretensões políticas no horizonte do astro sertanejo, que chegou a afirmar que seria candidato à Presidência da República em 2026.
O valor do cachê deixou de ser o fator mais importante para as apresentações de Lima, que passou a levar em conta a facilidade logística, quem promove o evento e quem estará presente no local. Mesmo assim, o custo para contratar Gusttavo Lima é bastante alto. Os cachês variam entre 1,5 milhão de reais a 3 milhões de reais, a depender das características do evento – se é um casamento ou festa privada, se é um show aberto ao público, com venda de ingressos e fins lucrativos.
Neste ano, o cantor quer dar preferência a locais com o “público sentado” e caráter mais exclusivo. O formato é bem diferente, por exemplo, de quando o astro sertanejo firmava contrato com prefeituras de cidades do interior para festivais públicos e festas juninas. Entre 2022 e o primeiro semestre de 2024, esses shows custavam entre 900.000 reais e 1,5 milhão de reais – segundo Lima, os preços para prefeitos tinham um preço especial. Alguns desses contratos, porém, foram alvo de investigações de Ministérios Públicos estaduais. Em ao menos quatro estados, os processos seguem em aberto na Justiça.