Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O prefeito de capital que tem mais de 90% dos eleitores, segundo pesquisa

Levantamento Genial/Quaest foi divulgado na última quarta-feira

Por Da Redação 29 ago 2024, 12h40

Se há um prefeito de capital que não tem muitas dúvidas sobre a sua reeleição, este é o comandante de Macapá, a capital do Amapa: Antônio Furlan (MDB) tem nada menos que 91% das intenções de voto, segundo levantamento Genial/Quaest divulgado na última quinta-feira.

Seus adversários mais próximos – se é que se pode chamar assim – são Aline Gurgel (Republicanos), Patrícia Ferraz (PSDB) e Gilvam Borges (Avante), todos com 2%. Depois, aparece Paulo Lemos (PSOL), com 1%, empatado tecnicamente com os outros três.

O único adversário que poderia oferecer alguma competitividade contra o Dr. Furlan, como é conhecido, desistiu da disputa: Josiel Alcolumbre (União Brasil), irmão e suplente do senador Davi Alcolumbre (União) que em 2020 chegou ao segundo turno da eleição municipal, mas perdeu.

Segundo a mesma pesquisa Genial/Quaest, a gestão de Dr. Furlan à frente da prefeitura de Macapá é aprovada por 96% dos entrevistados e considerada regular por outros 4% — não teve avaliação negativa.

Continua após a publicidade

Nas eleições deste ano, ele lidera uma coligação que tem, além do seu MDB, os partidos Podemos, PSD, PSB e PRD.

Costa-riquenho

Dr. Furlan é um médico nascido em San José, capital da Costa Rica, mas filho de brasileiros (pai paulista, mãe paraense), que se mudaram para o país caribenho para estudar – apesar de ter nascido na Costa Rica e ter nacionalidade do país, ele se mudou para o Brasil com dez meses de idade.

O médico teve um triunfo político pela primeira vez em 2014, quando se elegeu deputado estadual – quatro anos depois, seria reeleito. Em 2020, levou a prefeitura no segundo turno com pouco mais de 55% dos votos válidos contra o irmão de Davi Alcolumbre.

Continua após a publicidade

Ele é casado com a também médica Rayssa Furlan, que em 2022 se candidatou a senadora e quase tirou a vaga de Alcolumbre: ela teve 42,5% dos votos contra 47,9% do ex-presidente do Senado – naquela eleição, apenas uma vaga para a Casa estava em disputa.

Superfavoritos

O desempenho nas pesquisas até aqui de Dr. Furlan o coloca à frente, inclusive, de alguns superfavoritos em outras capitais maiores, como João Campos (PSB) em Recife (que tem 76% das intenções de voto segundo o Datafolha) e Bruno Reis (União) em Salvador (66%, segundo a Quaest).

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.