O estado onde Bolsonaro venceria Lula por mais de 30 pontos de diferença
Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Hoje inelegível, por decisão da Justiça Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mais de 30 pontos de diferença em Rondônia, segundo levantamento feito entre os dias 9 e 13 de abril pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira, 17.
De acordo com a pesquisa, Bolsonaro teria 55,5% das intenções de voto contra 21,8% de Lula em um cenário em que inclui também os candidatos Ronaldo Caiado (União Brasil), Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB) e Helder Barbalho (MDB) – veja quadro completo abaixo.

Bolsonaro, além de inelegível em duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também é réu em um processo no Supremo Tribunal Federal por liderar uma tentativa de golpe de estado no final de 2022, para impedir a posse de Lula, e pode ser condenado à prisão.
Outros cenários
Lula também seria derrotado em Rondônia se o candidato da direita fosse Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Michelle Bolsonaro (PL).
Se a adversária fosse a ex-primeira-dama, ela venceria o petista também com ampla vantagem: teria 45,2% das intenções de voto contra 22,3% de Lula – veja quadro abaixo.

Já Tarcísio de Freitas venceria Lula com uma vantagem um pouco menor, mas ainda assim expressiva: ele teria 32,0% das intenções de voto contra 23,2% do petista – veja quadro abaixo.

Estado bolsonarista
Rondônia é um estado com eleitorado fortemente bolsonarista. Na eleição presidencial de 2022, o ex-presidente teve quase 71% dos votos no segundo turno contra 29% de Lula.
Na mesma sondagem feita pelo Paraná Pesquisas, mostra que dois aliados de Bolsonaro – o senador Marcos Rogério (PL) e o governador Marcos Rocha (União Brasil) liderariam com folga a disputa pelas duas vagas ao Senado em 2026 – leia a matéria completa aqui.
Pesquisa
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.640 eleitores em 35 municípios do estado de Rondônia. O grau de confiança do levantamento é de 95%.