O encontro ‘cristão’ de Marçal e Nikolas antes da posse de Trump nos EUA
'Presidente do Brasil modelo 2034', disse o coach sobre o deputado do PL, que não tem idade para disputar o Planalto em 2026

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que viralizou fortemente nas redes sociais nos últimos dias por causa da polêmica do Pix, e o empresário Pablo Marçal (PRTB), terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024, se encontraram nesta segunda-feira, 20, em Washington. Eles participaram de eventos relacionados à posse de Donald Trump para um segundo mandato como presidente americano e gravaram vídeos e entrevistas.
Marçal afirma estar no país para uma série de “agendas estratégicas” com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e os Estados Unidos.
Em uma das gravações, o coach diz ainda que chegou a ter um encontro com o republicano “há alguns dias” e que pretende se reunir com ele novamente. A pauta, diz ele, deverá ser discutir iniciativas voltadas ao empreendedorismo, ao fortalecimento das economias e aos “valores cristãos”.
Religião, inclusive, foi um dos temas do encontro de Marçal com Nikolas — o parlamentar é conhecido representante do eleitorado cristão, jovem e conservador alinhado a Jair Bolsonaro. De acordo com Marçal, ambos conversaram sobre “alinhamento em pautas conservadoras e de renovação política” e o empresário brincou com Nikolas. “Presidente do Brasil modelo 2034, por causa da idade”, disse ao parlamentar. Nikolas, que tem 28 anos, não teria a idade mínima de 35 anos exigida pela Constituição para disputar a Presidência. Já Marçal, com 37 anos, não só tem a idade exigida como já disse que pretende disputar o Palácio do Planalto na próxima eleição.
“Vamos viver uma era dourada para os Estados Unidos e para o Brasil. Esse principado de perversidade e corrupção vai cair no nosso país. O empreendedorismo vai se erguer e o povo cristão vai se levantar. Teremos um avivamento através da política e eu realmente estou muito animado”, publicou Marçal nas redes.
Nas eleições municipais de 2024, Nikolas foi um dos nomes do PL que apoiou, mesmo que de forma discreta, o nome de Marçal à Prefeitura de São Paulo. A candidatura do coach ajudou a dividir o eleitorado bolsonarista e até o próprio PL. O ex-presidente apoiou a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à reeleição, mas uma expressiva ala da legenda flertou com Marçal.
Apesar da aproximação com Nikolas, a tentativa do empresário de construir relações amigáveis com o entorno bolsonarista pode ter um forte obstáculo: Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O deputado, que esteve presente na posse de Trump, é o elo mais próximo atualmente da direita brasileira com a gestão do republicano e, durante as eleições do ano passado, fez críticas ferrenhas ao movimento de Marçal de querer “cooptar” o eleitorado bolsonarista.