Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Nunes Marques impõe nova derrota ao bolsonarista Allan dos Santos no STF

Ministro foi o quarto a negar desbloqueio de contas de empresa do blogueiro, que está foragido nos EUA há quase um ano

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 set 2022, 10h18 - Publicado em 22 set 2022, 11h18

Alvo de um mandado de prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e foragido nos Estados Unidos desde outubro de 2021, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos amargou nova derrota na tentativa de desbloquear as contas bancárias de sua empresa, o Terça Livre, e os perfis dela em redes sociais. Depois de os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia e Rosa Weber negarem pedidos semelhantes, Nunes Marques também manteve o bloqueio das contas, em decisão assinada no último dia 15 e publicada nesta quarta-feira, 21.

Indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro, Marques considerou que não são cabíveis na Corte mandados de segurança, tipo de ação protocolado pela defesa de Allan, contra decisões de ministros do próprio Supremo. O ministro observou que as únicas exceções podem se dar quando há “abuso de poder, ilegalidade ou teratologia evidentes”, o que Nunes Marques não viu neste caso. Assim, o mérito do pedido não foi sequer analisado – assim como haviam feito Fachin, Cármen e Rosa.

Depois do bloqueio determinado por Moraes no âmbito da investigação sobre a atuação de milícias digitais bolsonaristas, este foi o quinto mandado de segurança diferente apresentado pelos advogados do blogueiro. Sempre que as ações com pedido de desbloqueio são barradas por ministros do STF, a estratégia tem sido a de protocolar outra semelhante em seguida, contra a decisão negativa anterior, solicitando uma liminar de desbloqueio ou análise da ação pelo plenário. Até agora, não funcionou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.