No Paraná, Ratinho empata com Bolsonaro e vence Lula, Michelle e Eduardo
Levantamento Paraná Pesquisas foi divulgado nesta sexta-feira

Se as eleições para o governo federal ocorressem hoje, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), estaria entre os favoritos entre os eleitores de seu estado para comandar o Planalto. O levantamento foi publicado nesta sexta-feira, 11, pelo instituto Paraná Pesquisas.
De acordo com a pesquisa, Ratinho Júnior teria 33,6% das intenções de voto em primeiro turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (hoje inelegível), que ficaria com 34,4% do eleitorado — dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais (pp), o cenário é de empate técnico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na terceira posição, com 15,5% dos eleitores paranaenses.

Caso enfrentasse Michelle Bolsonaro (PL) na disputa, Ratinho levaria 44,7% dos votos, marcando ampla vantagem contra a ex-primeira-dama, que ficaria com 21,4%. Também neste cenário, Lula aparece em terceiro lugar, com 15,5%.

Sem nenhum integrante do clã Bolsonaro na corrida, Ratinho acumularia 49,0% dos votos paranaenses, aproximando-se de uma vitória no primeiro turno, enquanto Lula manteria os mesmos 15,5% do cenário anterior. Nesta simulação, o atual presidente surge virtualmente empatado com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.

A liderança de Ratinho se manteria na hipótese em que o bolsonarismo fosse representado por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — neste caso, o governador paranaense teria 48,8% dos votos e o deputado federal surge tecnicamente empatado com Lula por, respectivamente, 15,2% contra 15,5% do eleitorado.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 62 municípios paranaenses entre os dias 3 e 6 de julho de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos, em relação aos resultados gerais.