Mundo dá adeus ao papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA
O mundo amanheceu em luto nesta segunda-feira, 21, que é feriado de Tiradentes no Brasil, por conta da morte do papa Francisco. O Vaticano confirmou que ele foi vítima de um AVC nas primeiras horas da manhã e teve, por consequência, insuficiência cardíaca.
O funeral ainda deve demorar alguns dias para acontecer, mas o papa Francisco, quando estava vivo, deixou instruções para que seu enterro seja mais simples do que o habitual. O corpo dele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e não nas Grutas do Vaticano.
O papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história da igreja católica. Políticos da esquerda à direita, celebridades, artistas, intelectuais e religiosos do mundo todo lamentaram o seu falecimento. O presidente Lula decretou luto oficial de sete dias e lembrou do Papa como alguém que sempre se colocou ao lado dos que mais precisam – pobres, refugiados, jovens, idosos, vítimas da guerra e do preconceito.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também lamentou a morte do pontífice e desejou bênçãos a ele. Javier Milei, presidente da Argentina, elogiou o papa e disse que, apesar das diferenças entre os dois, foi uma honra conhecê-lo.