Morre Léo Batista, ‘a voz marcante’ do jornalismo esportivo brasileiro
Jornalista tinha 92 anos e estava internado desde 6 de janeiro; ele faleceu em decorrência de complicações de um tumor no pâncreas

O jornalista esportivo Léo Batista morreu neste domingo, aos 92 anos, em decorrência de complicações de um tumor no pâncreas e uma trombose.
O famoso locutor, conhecido como “A voz marcante”, estava internado desde 6 de janeiro no Rio de Janeiro após apresentar um quadro de desidratação e dor abdominal. Em nota enviada na ocasião à coluna GENTE, o hospital Rios D’Or, na zona oeste da capital fluminense, afirmou que o estado do apresentador era considerado grave. “Ele está na Unidade de Terapia Intensiva, com o devido acompanhamento clínico para o atual estado de saúde”, disse o boletim.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, personalidades e clubes brasileiros se manifestaram com mensagens de pesar e prestaram homenagens. (Leia abaixo)
Léo Batista teve quase oito décadas de carreira, cobrindo alguns dos fatos mais emblemáticos da história do país. Entre eles, estiveram o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954 — Batista foi o primeiro jornalista a informar a morte do então presidente, na Rádio Globo. Exatas quatro décadas depois, foi o apresentador o responsável por anunciar ao vivo a morte de Ayrton Senna após um grave acidente em Ímola, na Itália. Ele era um dos funcionários mais antigos da TV Globo — foram 55 anos na emissora.
Natural de Cordeirópolis, no interior paulista, Léo Batista começou a carreira aos 15 anos como locutor do sistema de alto-falantes da pequena cidade-natal. Nos anos seguintes, passou por rádios de Birigui e Piracicaba. Em 1952, foi para o Rio de Janeiro e, eventualmente, foi contratado pela Rádio Globo para trabalhar como locutor e redator de notícias no programa “O Globo no Ar”. Ele já havia participado da cobertura da Copa de 1950 e atuou em todas as copas seguintes.
Em 1955, migrou para a extinta TV Rio, onde ficou por mais de dez anos. Na década de 1970, voltou ao grupo Globo — desta vez para integrar a equipe esportiva da emissora. Em 1971, ele inaugurou o Jornal Hoje e foi um dos criadores do programa Globo Esporte, lançado em 1978. Participou de outras atrações, como Globo Rural, Fantástico e Esporte Espetacular.
Ainda não há informações sobre o velório do apresentador.
Nos despedimos hoje de Léo Batista, ícone do jornalismo brasileiro, a voz marcante da televisão brasileira, aos 92 anos. O seu talento para a narração foi descoberto cedo, nas rádios do interior de São Paulo, quando ainda era adolescente. Por mais de sete décadas, Léo Batista…
— Lula (@LulaOficial) January 19, 2025
Torcedor fanático do Botafogo, Léo Batista recebeu homenagem do clube. “A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou o ‘Tempo de Botafogo'”, publicou o time. Em 2019, a cabine de TV do estádio Nilton Santos foi batizada com o nome do apresentador.
Eterno em nossos corações!
Com pesar e gratidão, hoje nos despedimos do grande Léo Batista, escolhido pela Estrela Solitária e um dos maiores nomes da comunicação brasileira. A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou… pic.twitter.com/p4HkeVnLCx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 19, 2025
Outros clubes, como Flamengo, Palmeiras e Grêmio também lamentaram a morte de Léo Batista:
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Léo Batista, um ícone do jornalismo esportivo brasileiro.
Com uma dedicação ímpar ao esporte, Léo marcou gerações com sua voz, carisma e paixão pelo futebol, contribuindo imensamente para a história do esporte… pic.twitter.com/1fRovRWfgQ
— Flamengo (@Flamengo) January 19, 2025
A Sociedade Esportiva Palmeiras recebeu com tristeza a notícia sobre a morte do jornalista Léo Batista, um dos mais icônicos personagens da história da TV brasileira.
Ao longo de mais de 70 anos de carreira, o paulista de Cordeirópolis se notabilizou pela voz marcante, pela… pic.twitter.com/1HjrOTXZGF
— SE Palmeiras (@Palmeiras) January 19, 2025
É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil. Léo Batista, conhecido por sua voz marcante, nos deixou neste domingo. O Grêmio se solidariza e deseja força aos familiares, amigos e fãs.
Estevam Avellar pic.twitter.com/gJTt4YYpj5
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 19, 2025