Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Moro recebe de Doria prêmio de ‘Pessoa do Ano’ em NY

Em discurso, juiz da Lava Jato cita impeachment e prisão de disse que 'não houve e não há sinais de ruptura democrática' no Brasil

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h20 - Publicado em 16 Maio 2018, 09h54

O juiz Sergio Moro foi homenageado na edição de 2018 do prêmio Pessoa do Ano, realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e entregue na noite desta terça-feira, em Nova York. O magistrado da Operação Lava Jato recebeu o prêmio do escolhido de 2017, o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB).

Sergio Moro e a esposa, Rosângela, posaram para fotos com o tucano e a ex-primeira-dama Bia Doria. Em seu discurso, o ex-prefeito enalteceu o magistrado, alvo de um protesto realizado por militantes que, em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discordavam da homenagem ao juiz.

“Os brasileiros de bem presentes a esse jantar promovido pela Câmara certamente estão aqui porque gostam de você [Moro] e apreciam o seu trabalho, exatamente o oposto daqueles brasileiros, que estavam lá fora falando impropérios e querendo destruir a reputação de um juiz com a dignidade e a grandeza de Sergio Moro. São as mesmas pessoas que querem que o Brasil volte a um tempo do qual nós não temos nenhuma saudade”, afirmou.

Moro volta a ser fotografado em momento de descontração após um ano e meio de um registro, em outra premiação, rindo ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Dessa vez, é importante ressalvar no entanto, a foto fazia parte do protocolo, uma vez que é tradicional a passagem do prêmio do vencedor de um ano para o seguinte.

Anualmente, a Câmara de Comércio promove o evento para reconhecer o trabalho de um brasileiro e de um americano que promoveram “laços entre as duas nações”. Além do juiz da Lava Jato, também foi premiado nesta terça o empresário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

‘Ruptura democrática’

Em seu discurso, o juiz Sergio Moro afirmou que “apesar de dois impeachments presidenciais e um ex-presidente preso, não houve e não há sinais de ruptura democrática” no Brasil, em referência às cassações dos ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff e a prisão de Lula.

De acordo com o magistrado, ele ponderou se deveria aceitar a premiação, porque não sabe “se um juiz deve chamar este tipo de atenção”, mas que optou por aceitar ao sentir na honraria um apoio dos empresários ao combate à corrupção. “Entendi que tinha um sentido importante. Presumo que este prêmio significa que o setor privado, em geral, apoia o movimento anticorrupção brasileiro e isso, com certeza, faz uma grande diferença.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.