Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Mais um ex-Americanas consegue no STF direito ao silêncio em CPI

Ex-diretor de lojas físicas, logística e tecnologia da Americanas, Timotheo de Barros obteve uma decisão favorável do ministro Gilmar Mendes

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h56 - Publicado em 8 ago 2023, 13h38

Mais um ex-executivo das Lojas Americanas conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) direito a ficar em silêncio na CPI da Câmara que investiga a companhia. Em um pedido que tramita em segredo de Justiça no STF, o ex-diretor de lojas físicas, logística e tecnologia da Americanas Timotheo de Barros obteve uma decisão favorável do ministro Gilmar Mendes nesta segunda-feira, 7, para que tenha garantido o direito a ficar calado em relação a perguntas que possam incriminá-lo na CPI. A oitiva dele está prevista para as 15h desta terça, 8.

A defesa do ex-diretor da varejista pedia que a convocação dele fosse flexibilizada pelo STF e não fosse obrigatório seu comparecimento. Barros foi convocado como testemunha, condição em que se tem a obrigação de responder às perguntas e falar a verdade. Seus advogados sustentaram ao Supremo, no entanto, que ele é um potencial investigado e, no inquérito policial a respeito da Americanas, teve o direito ao silêncio garantido.

Gilmar decidiu manter o comparecimento de Timotheo de Barros à CPI e garantiu o direito ao silêncio quanto à não autoincriminação dele, além de acompanhamento por advogado e proibição de ameaças de prisão. Em relação a outros assuntos, que não o atinjam, o ex-diretor deverá responder aos deputados e falar a verdade.

“Diante da complexidade do caso, é possível que o paciente possua informações que digam respeito a demais diretores, motivo por que não pode lhe ser assegurado o direito de não comparecer ao ato”, afirma Gilmar Mendes no despacho sigiloso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.