Lula posta vídeo caminhando no hospital após cirurgia: ‘Firme e forte’
Presidente saiu da UTI nesta sexta-feira, 13, após passar por procedimento cirúrgico na cabeça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo caminhando nos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira, 13. É a primeira imagem divulgada desde que ele passou por uma cirurgia de emergência na terça-feira, 10, por conta de uma hemorragia intracraniana, decorrente das sequelas de uma queda que sofreu em casa, em outubro.
Na gravação, Lula aparece andando ao lado do médico Marcos Stavale, um dos responsáveis por sua cirurgia, e da primeira-dama, Janja da Silva. “Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, afirmou.
“Conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira. 2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!”, acrescentou.
O presidente deixou a UTI nesta manhã, após passar por dois procedimentos cirúrgicos. Ele foi internado na madrugada de terça-feira, 10, depois de sofrer uma hemorragia intracraniana, e passou por uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma. Na quinta-feira, foi submetido a uma embolização da artéria meníngea para impedir eventuais novos sangramentos na região do cérebro.
O quadro de saúde de Lula foi uma consequência do acidente doméstico que ele sofreu em outubro, quando caiu em um dos banheiros da residência oficial da Presidência. Na ocasião, ele levou pontos na região da nuca e precisou cancelar viagens internacionais e agendas de campanha das eleições municipais.
Segundo o último boletim médico, o petista agora segue em recuperação com cuidados semi-intensivos, se alimentou normalmente, caminhou brevemente pelos corredores e permanece “lúcido e orientado”. O médico Roberto Kalil Filho afirmou que o presidente deve receber alta no começo da próxima semana, mas não especificou a data.