Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lewandowski ordena internação de Abdelmassih em hospital penitenciário

Ministro considerou quadro clínico do ex-médico para autorizar que ele seja transferido do presídio de Tremembé (SP) à unidade de saúde

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 mar 2023, 14h54

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão pelos crimes de estupro e atentado ao pudor contra mais de 70 mulheres que eram suas pacientes, seja transferido da penitenciária de Tremembé (SP) para o Hospital Penitenciário de São Paulo.

A decisão do ministro, tomada na quarta-feira, 1º, e publicada nesta sexta, 3, foi dada um habeas corpus movido pela defesa de Abdelmassih, conduzida pela mulher dele, Larissa Maria Sacco Abdelmassih. A advogada alegou que o ex-médico, preso preventivamente desde outubro de 2014, cumpre pena antecipadamente, não representa risco de fuga e está “extremamente debilitado”. Segundo a defesa, Roger Abdelmassih, aos 79 anos, tem problemas cardíacos crônicos e está sob cuidados paliativos. A advogada questionou uma decisão monocrática, isto é, individual, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que negou prisão domiciliar ao ex-médico e pediu que Lewandowski concedesse o benefício a ele.

O ministro do STF não considerou válida a impetração do habeas corpus pela defesa, porque ainda não houve análise colegiada do STJ sobre o assunto, mas determinou de ofício, ou seja, por sua iniciativa, a transferência de Abdelmassih ao hospital penitenciário. Ricardo Lewandowski já havia tomado decisão semelhante em novembro de 2021.

“Deste modo, considerados (i) o quadro clínico descrito pela defesa, devidamente atestado em laudo assinado por médico servidor do Estado de São Paulo, e (ii) a alegada situação econômica do paciente, de que, em razão da ‘[…] inatividade profissional desde 2009, não aufere proventos de quaisquer fontes’, forçoso concluir pela necessidade de sua internação em hospital penitenciário”, escreveu o ministro em sua decisão.

Lewandowski ainda pontuou no despacho que reconhece “a gravidade dos crimes cometidos” pelo ex-médico e considera “satisfatórias as condenações impostas a Roger Abdelmassih”, mas ressalta que “faz-se essencial, considerada a situação clínica na qual se encontra, a concessão do writ, de ofício, para, uma vez mais, determinar a internação imediata do ora paciente no Hospital Penitenciário do Estado de São Paulo até que tenha plenas condições de retorno ao cárcere”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

"*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês."

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.