Kassab defende nome de Ratinho Jr. ao Planalto: ‘Futuro para o Brasil’
'Se um dia o Brasil por presidido por Ratinho Jr., o país estará em excelentes mãos', disse presidente do PSD em vídeo enviado a almoço do Lide, em Brasília

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, afirmou nesta terça-feira, 25, que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), é uma “liderança nacional” e um possível futuro presidente do país.
A espécie de “lançamento” de candidatura foi feita em vídeo enviado pelo cacique a um almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Brasília, que reuniu lideranças políticas e empresariais.
“O Ratinho é inquestionavelmente uma das pessoas mais bem preparadas do país. Faz um trabalho à frente do governo do Paraná que nenhum governador ao longo da história do Paraná fez. Essa é a razão de o PSD abraçá-lo como liderança nacional”, disse Kassab, cumprimentando o presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio, pelo convite ao correligionário.
“O PSD vê nele um futuro para o Brasil e tenho certeza absoluta de que, se um dia o Brasil for presidido pelo Ratinho Jr, o Brasil estará em excelentes mãos, caminhando para ser protagonista de uma liderança mundial”, prosseguiu o presidente do PSD, que finalizou a gravação dizendo que o país “conta muito” com o aliado.
Também participaram do evento o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), o presidente do Republicanos Marcos Pereira, e os deputados federais Antonio Brito (PSD-BA), líder da bancada, e Ricardo Barros (PP-PR).
Apesar de ainda faltar mais de um ano para a definição das chapas eleitorais de 2026, diferentes partidos já movimentam suas peças no tabuleiro político. O PSD, como é o caso de outras legendas, avalia se lançará candidato próprio ou se fará aliança com outras siglas.
Neste cenário, Ratinho Jr. é hoje um dos principais nomes cotados para disputar a Presidência da República no campo da direita caso seja mantida a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Por decisão da Justiça Eleitoral, o ex-presidente está barrado de disputar eleições até 2030. Outros nomes ventilados são os dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
No início de março, o governador do Paraná comentou a ideia de se lançar ao Planalto e disse que a possibilidade ainda não foi confirmada, mas ponderou que o apoio de Bolsonaro seria positivo. “Tem uma liderança incontestável e obviamente é um apoio que soma muito”, afirmou durante evento do movimento Todos pela Educação, que reuniu diversos governadores e outras autoridades em São Paulo.
Ratinho e Bolsonaro devem se encontrar no próximo dia 4, na sede do governo paranaense, em Curitiba. O governador será o anfitrião de um almoço para o ex-presidente com outras autoridades locais. Na ocasião, também deverão participar juntos da abertura da Expo Londrina, feira agroindustrial do estado.
Eleições 2026
Sondagem do Paraná Pesquisas divulgada em fevereiro mostra que, se as eleições fossem hoje, Ratinho seria um nome competitivo para disputar um segundo turno contra Lula sem Bolsonaro no páreo.
De acordo com o levantamento, Ratinho teria 15% das intenções de voto, ficando à frente do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9,8%, de Ronaldo Caiado, com 6,5%, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,6%.
Esse cenário não considerou uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e colocou Lula como o candidato do PT — o petista aparece com 33,8% do eleitorado.