José Genoíno está internado em São Paulo após remoção de tumor
Ex-presidente do PT já está bem e no quarto, onde espera receber alta anos próximos dias

O ex-presidente e ex-deputado federal do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno, está internado no hospital A. C. Camargo Cancer Center, na capital paulista, onde retirou um tumor da cavidade abdominal. De acordo com o boletim médico da instituição, ele está internado desde a última quinta, 16. Ele foi submetido à cirurgia na sexta, 17, e está no quarto, onde aguarda alta receber alta em breve. O quadro dele é estável e o procedimento transcorreu dentro do previsto, afirma a equipe médica.
“O paciente José Genoíno Neto está internado no A.C. Camargo Câncer Center, em São Paulo, desde 16/01/2025, para um procedimento de ressecção multivisceral de sarcoma do retroperitônio realizado em 17/01/2025. A cirurgia, feita pelo Dr. Samuel Aguiar Jr, Líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais e Cirurgião do Centro de Referência em Sarcomas, e sua equipe, correu dentro do esperado, sem complicações ou intercorrências e durou 4 horas”, diz o boletim médico. O retroperitônio é um espaço de dentro da cavidade abdominal.
Genoíno está aos cuidados dos médicos Samuel Aguiar Junior e Antonio Antonietto. O restante do boletim afirma que “após o procedimento, José Genoíno Neto foi encaminhado, hemodinamicamente estável, para a UTI, onde permaneceu por cerca de 24h. Na manhã do dia 18/01/2025 o paciente teve alta da UTI e já retornou ao quarto onde permanecerá em observação”.
Genoíno, que hoje está com 78 anos, é um dos quadros históricos e mais influentes do Partido dos Trabalhadores. Ele lutou contra a ditadura militar e depois foi eleito deputado federal por sucessivos mandatos. Ele presidiu a sigla de 2003 a 2005 e foi um dos protagonistas do processo do Mensalão, em que foi condenado por corrupção ativa e chegou a ser preso. Sua pena foi extinta e, como mostrou VEJA, nos últimos dois anos Genoíno voltou a circular nos bastidores do PT, participando de atividades da sigla e aconselhando o governo sobre assuntos estratégicos.