Expulso do DEM, Rodrigo Maia vê ida ao PSD como ‘principal tendência’
Ex-presidente da Câmara disse a VEJA nesta quarta que há boa chance de seguir o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e se filiar ao partido de Gilberto Kassab
Expulso do DEM na segunda-feira, 14, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) vê como “principal tendência” a sua ida ao PSD, do ex-ministro Gilberto Kassab. Maia disse a VEJA nesta quarta que a decisão ainda não está tomada e que vai buscar aliados para definir o rumo. Segundo o deputado, no entanto, há boa chance de seguir para a sigla que abrigou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, um de seus maiores aliados, também egresso do DEM.
“Ainda não está definido, [o PSD] é a principal tendência, claro, mas eu agora que estou sem partido vou conversar com deputados, políticos e políticas que me ajudaram na minha trajetória, para, dialogando com eles, construir a melhor solução, claro, onde a tendência maior é sempre estar junto com o prefeito Eduardo Paes”, disse Maia.
Também a VEJA, o presidente do PSD, Kassab, disse nesta terça que convidou Maia a ingressar na sigla e que “fica na torcida” pela filiação dele. “Ele está fazendo as avaliações dele. A gente sabe que mudança de partido é sempre algo difícil e importante na vida das pessoas”, declarou o cacique pessedista.
O ex-presidente da Câmara foi expulso após decisão unânime da Executiva Nacional do DEM, partido que ele presidiu entre 2007 e 2011, depois de discordâncias e trocas de insultos com o presidente da sigla, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. A cúpula da sigla considerou que ele cometeu “infração disciplinar” em declarações contra Neto. Com a expulsão, Maia preservou o mandato parlamentar.
Os dois romperam em meio à disputa pela presidência da Câmara, na qual o DEM liberou a bancada – Maia apoiava à sua sucessão o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que acabou vencido por Arthur Lira (PP-AL), com votos de boa parte da bancada do DEM. O então presidente da Casa disse ter se sentido traído pelo presidente do partido, que negou ter atuado para beneficiar Lira.
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Ibovespa avança após sanções de Trump a petrolíferas russas
Ibovespa cai aos 150 mil pontos em dia de decisão do Copom
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







