Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Escândalo das Americanas opõe advogados aliados de Lula e do PT

A briga da varejista com seus credores agita algumas das bancas de advocacia mais importantes do país

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 fev 2023, 17h50 - Publicado em 20 fev 2023, 13h25

Recém-chegada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde a Americanas conseguiu derrubar uma decisão da Justiça de São Paulo que havia determinado busca e apreensão de dez anos de trocas de e-mails de sua cúpula, a briga da varejista com seus credores agita algumas das bancas de advocacia mais importantes do país e opõe advogados que têm relações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT. A companhia anunciou em janeiro ter encontrado “inconsistências contábeis” bilionárias em suas finanças e desde então se tornou alvo de credores, que cobram na Justiça investigações e responsabilidades.

Notabilizado pela defesa de Lula na Operação Lava Jato, cujos processos contra o petista foram sendo anulados um a um, e cotado a uma vaga no STF, Cristiano Zanin Martins defende a Americanas. Do outro lado, o Bradesco, um dos maiores credores da varejista, com 4,8 bilhões de reais a receber, tem como um de seus advogados Walfrido Jorge Warde Júnior. Warde organizou jantares de aproximação entre Lula e grandes empresários antes e durante a campanha presidencial e fez, ele próprio, doações ao PT que somaram 700.000 reais em 2022 — 200.000 reais em junho e 500.000 reais em setembro. Entre os sócios do escritório do advogado está outro cotado para uma vaga ao STF: Pedro Serrano.

Apesar das boas relações de Zanin e Warde com Lula e o PT, a troca de acusações entre as defesas da Americanas e do Bradesco não tem sido nada leve. Na ação movida no STF, a varejista alegou que a apreensão de seus e-mails, obtida em um processo movido pelo banco na primeira instância da Justiça paulista, poderia levar à interceptação de conversas entre executivos da Americanas e advogados, o que violaria o princípio constitucional do sigilo na comunicação entre cliente e defesa. O ministro Alexandre de Moraes deu razão ao argumento e suspendeu a busca e apreensão do conteúdo.

Tentando reverter o entendimento do ministro, a equipe de Walfrido Warde afirma que as alegações dos advogados da Americanas não passam de “vil oportunismo”, “cínico argumento” e são uma tentativa de “criar uma mesquinha cortina de fumaça” que impeça as investigações iniciadas a pedido do banco. Ainda conforme a defesa do banco, o estado da Americanas é “quase falimentar”. Em resposta à argumentação, a equipe que inclui Cristiano Zanin disse a Moraes que o Bradesco não se importa com “violações constitucionais e legais” e busca “tomar medidas midiáticas” para “prejudicar e tumultuar” o processo de recuperação judicial da varejista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

"*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês."

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.