Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em Manaus, deputado de 23 anos desponta como favorito na corrida eleitoral

Amom Mandel vem superando várias forças políticas tradicionais do estado

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h35 - Publicado em 5 mar 2024, 14h59

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) é o atual favorito na corrida eleitoral para a prefeitura de Manaus, segundo o mais recente levantamento do Instituto Pontual Pesquisas. No principal cenário das eleições na capital do Amazonas, o parlamentar de 23 anos aparece em primeiro lugar, com 32,4% das intenções de votos, superando forças políticas tradicionais do estado.

Na segunda posição está o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que fica com 28,1% dos votos — empatado, portanto, como líder da disputa na capital amazonense dentro da margem de erro, de 2,76 pontos percentuais. Na sequência, vem o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 8,7%, seguido de perto pelo deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Mandel ganhou notoriedade nas eleições legislativas de 2022 ao tornar-se o deputado federal mais votado do país, em termos proporcionais — ele recebeu 288.555 votos, o equivalente a 14,5% de todos os votos válidos do estado do Amazonas. O jovem foi diagnosticado na adolescência com síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista, e viralizou nas redes sociais pela mensagem que transmitiu em seu único segundo disponível de propaganda eleitoral na televisão: “Beba água”.

Acusação contra policiais militares

Em janeiro, Mandel relatou às autoridades que teria sido abordado e ameaçado por agentes da Polícia Militar enquanto dirigia por uma avenida em Manaus, afirmando que os policiais o intimidaram e chegaram a apontar uma arma para a cabeça de sua namorada, que estava no carro. Já a Secretaria de Segurança do Amazonas diz que o parlamentar estaria conduzindo o veículo com os faróis apagados e ziguezagueando pela pista.

Segundo o deputado, a abordagem violenta foi uma reação ao dossiê apresentado por ele no final do ano passado à Polícia Federal, no qual constam supostas evidências de envolvimento de autoridades amazonenses com a facção criminosa do Comando Vermelho (CV). As denúncias incluem pessoas ligadas à campanha do prefeito David Almeida.

Continua após a publicidade

O próprio prefeito, no início de março, decidiu mover um processo contra Mandel na Justiça do Distrito Federal, acusando-o de atentar contra a sua honra ao sugerir que houve casos de corrupção durante seu mandato à frente de Manaus. Além de indenização, David Almeida exige que o deputado seja proibido de citar seu nome na campanha eleitoral.

O Instituto Pontual Pesquisas entrevistou 1.260 eleitores em Manaus entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 2,76 pontos percentuais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.