Duelo amazônico: o empate quase absoluto na reta final em Manaus
Levantamento divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas mostra disputa acirrada entre David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL)
O prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) estão em empate quase absoluto na disputa pela prefeitura de Manaus, segundo levantamento feito entre os dias 18 e 21 de outubro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 22.
De acordo com a pesquisa, Almeida tem 46,0% das intenções de voto contra 45,5% de Alberto Neto – a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Outros 4,6% disseram que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 3,9% não souberam ou não quiseram responder.
Espontânea
Quando a pesquisa é feita sem apresentar os nomes dos candidatos, para que o eleitor responda de forma espontânea, Alberto Neto aparece numericamente à frente, com 37,1%, enquanto David Almeida tem 36,4%. Eles estão empatados na margem de erro. Nesse cenário, 21,9% dos entrevistados não souberam apontar um candidato ou não responderam, enquanto 4,5% declaram que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 0,1% citou outros nomes.
Expectativa de vitória
Já o prefeito tem uma ligeira vantagem quando o eleitor é instado a responder sobre quem acha que vai vencer a eleição: 47,8% apontam Almeida, enquanto 42,9% citam Alberto Neto.
Rejeição
A rejeição aos candidatos também tem um empate quase absoluto. Segundo a pesquisa, 40,8% disseram que não votariam em Almeida de jeito nenhum, enquanto 40,6% responderam o mesmo em relação a Alberto Neto. Outros 13,3% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos dois, e 6,6% não souberam ou não responderam.
Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores na cidade de Manaus e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº AM-07288/2024.